Sejam Bem Vindos!!!

Olá Queridos Alunos,
Eventos U.N.E.Work

Sejam Bem Vindos no nosso canal direto!

Aqui vocês poderão encontrar alguns textos complementares, vídeos de aulas e muito mais material!!!

E também podem deixar recados!!!

Abraços e até a próxima aula!!!

Profa. Duda Borges

PS: Para acessar as postagens mais antigas, clicar nos arquivos do blog!!!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Carnaval - Origens no Brasil e História do Carnaval na Cidade de São Paulo

CARNAVAL DO BRASIL

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.( http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_do_Brasil)

O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. A festa acontece durante quatro dias (que precedem a quarta-feira de cinzas). A quarta de cinzas tem este nome devido à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da quaresma. O Carnaval prepara o início da quaresma, isto é, seu último dia precede a quarta-feira de cinzas (início da Quaresma).

Origens brasileiras

Em finais do século XVIII, o entrudo era praticado por todo o país, consistindo em brincadeiras e folguedos que variavam conforme os locais e os grupos sociais envolvidos. As primeiras tentativas de civilizar a festa carnavalesca brasileira foram através da importação dos bailes e dos passeios mascarados parisienses, colocando o Entrudo Popular sob forte controle policial. A partir do ano de 1830, uma série de proibições vai se suceder na tentativa, sempre infrutífera, de acabar com a festa grosseira.

Em finais do século XIX, toda uma série e grupos carnavalescos ocupam as ruas do Rio de Janeiro, servindo de modelo para as diferentes folias. Nessa época, esses grupos eram chamados indiscriminadamente de cordões, ranchos ou blocos. Em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o Carnaval, "Ô Abre Alas!". A música havia sido composta para o cordão Rosas de Ouro que desfilava pelas ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval. Os foliões costumavam freqüentar os bailes fantasiados, usando máscaras e disfarces inspirados nos baile de máscaras parisienses. As fantasias mais tradicionais e usadas até hoje são as de Pierrot, Arlequim e Colombina, originárias da commedia dell'arte.

Atualmente, no Rio de Janeiro e em várias grandes e pequenas cidades, as escolas de samba fazem desfiles organizados, verdadeiras disputas para a eleição da melhor escola do ano segundo uma série de quesitos. Com o crescimento vertiginoso dessas agremiações o processo de criação se especializou gerando muitos empregos concentrados, principalmente, nos chamados barracões das escolas de samba.

O desfile mais tradicional acontece no Rio de Janeiro, na Passarela do Samba, como é chamado o sambódromo carioca, primeiro a ser construído no Brasil. Outros desfiles importantes ocorrem em Florianópolis, Manaus e em Vitória. Recentemente o desfile das escolas de samba de São Paulo adquiriu relevância ao passar a ser transmitido pela Rede Globo para todo o país, menos para o Rio Grande do Sul, que desde 2008 transmite os desfiles de Porto Alegre.

Além dos desfiles das escolas de samba acontecem também os desfiles de blocos e bandas, grupo de pessoas que saem desfilando pelas ruas das cidades para se divertir, sem competição. Também existem os ébailes de carnaval, realizados em clubes, ou em áreas públicas abertas, com execução de músicas carnavalescas.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.

Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

CARNAVAL DE SÃO PAULO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.( http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_de_São_Paulo)

O Carnaval de São Paulo é uma tradiconal festa carnavalesca que ocorre todos os anos na cidade de São Paulo. O desfile das escolas de samba paulistas ocorre no Sambódromo do Anhembi, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, que também projetou o Sambódromo da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro. O desfile do Grupo Especial das escolas de samba de São Paulo acontece na sexta-feira e no sábado da semana do carnaval.[1]

História

Depois do desembarque do entrudo em terras brasileiras, a festa, que viria a se tornar o Carnaval, desenvolveu-se de forma diferente nos diversos lugares em que floresceu: na Bahia, de forma ligada aos fortes ritmos africanos; no Rio de Janeiro, já desde muito cedo organizado em sociedades, o embrião das futuras Escolas de Samba; em São Paulo, objeto do verbete, sob forte influência das populações que migravam do campo para a cidade, já no contexto da crise da economia cafeeira. Foi a população resultante do êxodo rural causado pela crise do café que desencadeou o início do Carnaval paulistano.

As comemorações carnavalescas e o próprio samba diferiam pouco do Rio de Janeiro para São Paulo, exceto por uma nítida diferença de andamento, ou seja, a grosso modo, de velocidade, de tempo da música. O sambista paulista, acostumado à árdua lida nas lavouras de café e migrando para a cidade para o trabalho operário, fazia o que Plínio Marcos denominou de “samba de trabalho, durão, puxado para o batuque”, contrastando com o lirismo e a cadência do samba carioca. Além disso, o samba paulistano era decisivamente influenciado por outros ritmos fortemente percussivos, como o jongo-macumba, também conhecido por caxambu. Data dessa época o início da relação entre o Carnaval e o direito: a repressão policial sofrida pelos sambistas, feita de forma dura e descriteriosa. Os sambistas, não só no Carnaval, mas durante todo o ano, eram vistos como vagabundos, marginais que eram duramente perseguidos pelas autoridades.

O surgimento do Carnaval paulistano ocorrido da forma descrita determina que a origem geográfica das manifestações de samba em São Paulo esteja ligada às zonas fabris, o que de certa forma explica que duas das mais tradicionais Escolas de Samba paulistanas da atualidade estejam localizadas em bairros de concentração operária: a Vai - Vai, na Bela Vista, e a Camisa Verde e Branco, na Barra Funda.

A tradição carnavalesca paulistana, além do chamado "Carnaval de Rua", consistente em bailes e brincadeiras populares pelas ruas da cidade, era centralizada na figura dos cordões, entre os quais destacavam-se justamente o Vai-Vai e o Camisa Verde e Branco. A festa nas ruas e os desfiles de cordões ocorriam paralelamente e em harmonia, compondo o quadro cultural paulistano. Data de 1934 a primeira intervenção da Prefeitura Municipal de São Paulo no Carnaval, promovendo o primeiro desfile carnavalesco dos cordões existentes à época. Os cordões por longo tempo definiram a musicalidade da população operária paulistana, e neles é que se desenvolvia o samba paulistano.

Na década de 50, começaram a surgir as primeiras Escolas de Samba, claramente inspiradas nas sociedades de mesmo nome existentes do Rio de Janeiro. Os desfiles organizados entre tais entidades eram dominados pelas tradicionais Escolas de Samba Lavapés, Unidos do Peruche e Nenê de Vila Matilde, as mais antigas Escolas de Samba paulistanas, sendo está última a mais antiga. O primeiro desfile realizou-se no Ibirapuera, em 1955.

O marco definitivo das implicações jurídico-administrativas do Carnaval é a sanção, pelo Prefeito José Vicente Faria Lima (carioca, nascido em Vila Isabel e apreciador de samba), da Lei nº 7.100/67, destinada a regular a promoção do Carnaval pela Prefeitura Municipal de São Paulo, e regulamentada pelo Decreto nº 7.663/68. Essa lei, juntamente com a criação da Secretaria de Turismo e Fomento e as atividades por esta promovidas, encontrava-se num contexto de ampliação da atuação cultural da Municipalidade. Ainda como conseqüência desta política, foi idealizada no ano de 1968 e criada no ano de 1970 a Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo S/A, (hoje chamada de SPTuris) sociedade de economia mista de capital aberto, que atualmente tem 77% de suas ações em propriedade da Prefeitura Municipal de São Paulo. A Anhembi teria, no futuro, papel de destaque nas transformações pelas quais passou o carnaval paulistano.

A edição da lei acima referida iniciou o fenômeno denominado “oficialização do Carnaval”. Embora aparentemente extremamente bem intencionada, a atuação da Prefeitura revelou-se desastrosa do ponto de vista cultural. Isso porque, embora o parágrafo único do artigo 1° da lei estipulasse vários investimentos públicos em infra-estrutura para acomodar festejos em vários pontos da cidade, além de instituir verbas e premiações, na prática os recursos foram destinados unicamente a organizar o desfile das Escolas de Samba, decretando, pela falta de incentivo e recursos, o fim dos cordões e da ligação do Carnaval paulistano com suas raízes culturais. Os cordões que sobreviveram tiveram de se submeter à lógica dominante a partir de então e se transformaram em Escolas de Samba (como os já citados Vai-Vai e Camisa Verde e Branco). Também fazia parte da “oficialização” a organização das Escolas de Samba em uma entidade representativa, a UESP – União das Escolas de Samba de São Paulo, que atualmente organiza as divisões inferiores dos desfiles carnavalescos.

Em decorrência disso, em 1968, ocorreu o primeiro desfile oficial das Escolas de Samba, realizado na Avenida São João, tendo se sagrado campeã a Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, com o enredo “Vendaval Maravilhoso”, que falava sobre Castro Alves. A partir daí, e com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, que optou por dirigir sua atuação e captar capital privado por meio de sua entidade de administração indireta, a Anhembi S/A, o Carnaval não parou de crescer. Em 1977 o desfile foi transferido para a Avenida Tiradentes, onde eram construídas arquibancadas que comportavam (ainda que com pouca infra-estrutura) trinta mil pessoas.

Em 1986, a organização das Escolas de Samba passou a ser feita nos moldes atuais, com a fundação da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo – LigaSP. A LigaSP, de certa forma, substituiu a UESP, porém sem extingui-la, uma vez que a representação das agremiações tornou-se bipartite: as Escolas do Grupo Especial e do Grupo de Acesso (respectivamente a primeira e a segunda divisão) eram representadas pela LigaSP acima aludida; as Escolas dos grupos inferiores, bem como os blocos, pela UESP, que deixou de representar todas as Escolas como fazia desde a sua fundação. Em 1990, a Prefeita Luiza Erundina de Souza sancionou a Lei nº 10.831, que, de acordo com sua emenda "oficializa o Carnaval da Cidade de São Paulo, revoga a Lei n° 7.100/67, e dá outras providências". Esta lei acomete à Prefeitura, por meio do artigo 3°C/c artigo 2°, II, a responsabilidade de organizar o Carnaval, por meio da Anhembi S/A. A lei também reconhece e institucionaliza a representação das Escolas de Samba por meio de entidades associativas, que, desde 1986, funcionava da maneira acima descrita.

A lei n° 10.831/90 desencadeou a última mudança de endereço dos desfiles de Carnaval, que se deu em 1991, quando passaram a ser realizados no Pólo Cultural Grande Otelo, uma grande passarela de mais de quinhentos metros construída na Avenida Olavo Fontoura, e popularmente conhecido por Sambódromo do Anhembi. Este local, de propriedade da Anhembi S/A, sedia os desfiles desde então, e nele ainda são realizados diversos eventos das mais variadas naturezas.

Temos, dessa forma, que a atuação administrativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio de leis e decretos, e de seu órgão de administração indireta, interagindo com fatores históricos, sociológicos e antropológicos, determinou a forma atual do Carnaval paulistano, inclusive determinando o abandono de suas raízes culturais e musicais.

A partir de 2006 passou a vigorar dois títulos no Carnaval paulistano. O primeiro e mais importante título é o do Grupo Especial das Escolas de Samba, o outro título, passou a ser disputado apenas pelas escolas ligadas a torcidas organizadas de clubes de futebol, casos da Mancha Verde (ligada ao Palmeiras) e Gaviões da Fiel (ligada ao Corinthians), nascia assim o Grupo Especial das Escolas de Samba Desportivas. A intenção em 2006 era realizar apenas esse Grupo de Escolas Desportivas quando houvessem duas ou mais agremiações ligadas a clubes disputando o Grupo Especial do Carnaval, mas em 2007, mesmo com a presença apenas da Mancha Verde no Grupo Especial, o título foi mantido, dando o bi-campeonato a torcida do Palmeiras, que leverá o primeiro título desse novo grupo em 2006. Em 2008 o Grupo Especial das Escolas de Samba Desportivas deixará de existir, fazendo com que Gaviões da Fiel e Mancha Verde voltem a disputar com as outras escolas o título do Grupo Especial no carnaval 2008

Carnaval de 1950 até hoje

No início da década de 50 o carnaval de São Paulo era pequeno, a escola que mais se destacava era a Lavapés que ganhou muitos títulos na época, mas essa invencibilidade de 4 anos foi quebrada no ano do IV Centenário de cidade, pela Escola de Samba Brasil de Santos (escola que disputou no começo o Carnaval de São Paulo e hoje disputa o carnaval de sua cidade, foi campeã de Santos em 2007). Em 55 e 56 a escola campeã foi a Garotos do Itaim, e nesse último ano dividiu o título com uma escola que acabava de surgir e viria a ser mais para frente a escola mais tradicional da cidade, a Nenê de Vila Matilde. Em 1957 a campeã foi uma escola que também faria história na terra da garoa, a Unidos do Peruche. Entre 1958 e 1970, a hegêmonia foi da Nenê, que conquistou 8 títulos em 12 anos, porém com espaço para mais títulos da Lavapés e até um tricampeonato da Peruche. Entre 1971 e 73 a campeã foi a Mocidade, que era uma novidade na cidade. Já no espaço de tempo entre 74 e 77 ocorreu a maior glória do Camisa até hoje, o tetracampeonato, e junto com o tetra veio uma das maiores obras-primas do carnaval, o samba enredo de 1977, "Nairanã, a alvorada dos pássaros". Em 1978 veio o primeiro título da Vai - Vai. Dando um pulo para 80, veio o quarto título da Mocidade, com um samba maravilhoso, "Embaixada do sonho e bamba". Em 81 e 82 deu Vai - Vai, com destaque para o samba de 82 "Orun Ayê, o eterno amanhecer". Em 1983 e 84, a Rosas ganhou seus primeiros títulos, destacando a conquista de 83, com o enredo "Nostalgia". Já em 85, com "O dia em que o Cacique rodou a baiana, ai ó!", a Nenê conquistou seu décimo título e assim, o convite para desfilar na Marquês de Sapucaí no desfile das camnpeãs daquele ano, ao lado de Mocidade Ind. de Padre Miguel e Beija-flor de Nilópolis, campeã e vice de 85, respectivamente. Entre 85 e 88, Vai - Vai campeã mais três vezes, com destaque para um samba enredo que não foi campeão mais marcou época na Carnaval de São Paulo, "O poeta falou , Zona Leste somos nós" , apresentado pela Nenê em 88, uma samba que até hoje é motivo de orgulho para os habitantes dessa região da cidade. Em 1989, Camisa campeão.O grande destaque do ano foi a Leandro de Itaquera, outra escola da Zona Leste, que em sua estréia no Grupo I (hoje Especial) chamou a atenção, com "Babalotim, a história dos afoxés". Camisa e Rosas dividiram os títulos de 1990 e 1991. Outro marco do Carnaval de São Paulo nascia em 1992 com o título da Rosas de Ouro , um samba que vive até hoje nos corações de todos os paulistanos, uma pérola do carnaval de São Paulo e do Brasil. "Non Dvcor Dvco, Qual é a minha cara?" fez história na cidade, veja um pedaço do samba imortalizado na voz de Royce do Cavaco: Em 1993 Camisa e Vai - Vai diviram o título com "Talismã" e "Nem tudo que reluz é ouro", respectivamente. Em 1994, com outro espetáculo na passarela, a Rosas foi campeã pela sexta vez, com o enredo "Sapoti", em homenagem a Angela Maria. Em 1995, Gaviões da Fiel ganha seu primeiro título com um dos sambas enredo com reconhecimento "Coisa boa é pra sempre" que falava sobre a infância.. Em 1996, a Vai - Vai ganhava mais um título com "A rainha, a noite transforma",falando sobre a rainha da noite - Lilian Gonçalves Em 1997 foi uma novata,que chamou realmente a atenção, estando só desde 95 no Grupo Especial, X-9 Paulistana, com "Amazônia, a dama do universo" ganhou seu primeiro título. O carnaval de 98 teve como grande vencedora a Vai - Vai, com "Banzai Vai - Vai",relativo ao Japão. O carnaval de 99 foi o maior até então. Mas, no geral duas escolas se destacaram, Vai - Vai (a campeã), porém, uma surpresa, a Gaviôes da Fiel, que acabou dividindo o título com a Saracura e a Nene em (3o.). No Carnaval de 2000,numa proposta inovadora até então a história do Brasil foi dividida em 14 partes, e cada escola contaria uma parte. O Carnaval teve duas campeãs novamente: Vai - Vai (que ganhou o tri) e X-9 Paulistana. Vai - Vai com "Vai-Vai Brasil relativa ao período de 1985-2000" e X-9 com "Quem é você? Café",relativo ao período do ciclo do café. O Carnaval de 2001 foi até então o maior. Com duas campeãs, Vai - Vai (tetra) e Nenê, que quebrou um jejum de 15 anos. A saracura falou de luz, e a nenê cantou a participação do negro na história.

Escolas de samba

A cidade de São Paulo possui cerca de 200 Agremiações Carnavalescas entre Escolas de Samba e Blocos (atuantes e extintas). As mais tradicionais e mais vencedoras formam uma lista de 5 escolas: Nenê de Vila Matilde, Vai-Vai, Camisa Verde e Branco, Mocidade Alegre e Rosas de Ouro. Essas escolas têm histórias de fundação bem diferentes, o Camisa Verde e Branco foi cordão (assim como o Vai - Vai) na década de 1930, e ressurgiu em 1953 com o nome de Cordão Carnavalesco Camisa Verde e Branco. O nome dessa escola tradicional do bairro da Barra Funda se originou das vestimentas dos componentes de cordão que sempre desfilavam de camisas brancas e calças verdes, o Camisa Verde ganhou 9 títulos do carnaval de São Paulo. O Vai-Vai, como já dissemos aqui, também foi cordão. Fundada em 1930, atualmente é a Agremiação mais antiga da cidade, mas há controvérsias, existem pessoas que dizem que a escola do bairro da Bela Vista, mais conhecido como Bixiga, teve sua fundação um pouco mais tarde, já os componentes dizem que a escola é mesmo de 01 de Janeiro de 1930, essa escola é a que mais venceu o carnaval em Sampa, com 13 vitórias. A Nenê de Vila Matilde já foi fundada como escola de samba, a segunda mais antiga da cidade, (depois da Lavapés, fundada em 1930), fundada em 01 de Janeiro de 1949 a segunda escola maior vencedora, com 11 títulos, é tradicionalmente defensora de sua região de origem, a Zona Leste. Mocidade Alegre e Rosas de Ouro, foram fundadas em 1967 e 1975 respectivamente, são duas grandes escolas da Zona Norte da cidade, a primeira do Bairro do Limão e a segunda nasceu na Vila Brasilândia, mas hoje fica no bairro ao lado, a Freguesia do Ó, a Mocidade coquistou sete títulos enquanto a Rosas de Ouro tem seis.

Escolas de samba desportivas

Foi uma polêmica que surgiu quando Gaviões da Fiel e a Torcida Jovem do Santos entraram para o desfile oficial de blocos carnavalescos.

No entanto, o acontecimento cresceu com a transformação da Gaviões, de bloco, em escola de samba, caminho que foi seguido mais tarde por outras torcidas, inclusive a própria Jovem-Santos, que tornou-se escola de samba em 2003. Em 1995 a torcida do Palmeiras, Mancha Verde, após ser judicialmente extinta, transformou-se em escola de samba para continuar a existir legalmente. Anos depois, a Torcida Independente foi banida do Carnaval pela UESP após uma briga onde foram mortos integrantes de torcidas rivais.

Em 2004, a Mancha Verde tornou-se campeã do grupo de acesso paulistano, ascendendo para a divisão de elite do Carnaval, mas naquele ano, surpreendentemente, a atual campeã Gaviões da Fiel acabou rebaixada. O termo "escola de samba desportiva" surgiria definitivamente em 2006, quando, com o retorno da Gaviões ao grupo principal, o regulamento previamente aprovado previa a criação do "Grupo Especial das Escolas de Samba Desportivas", que abrigaria todas as escolas desportivas que chegassem ao Grupo Especial. Elas então deveriam disputar uma competição em separado, num desfile à parte. Através de acordos e decisões judiciais, ambas as escolas participaram da competição principal em 2006 e 2007 (nesse último ano apenas a Mancha desfilou entre as grandes pois a Gaviões novamente havia sido rebaixada). Ainda assim, a LigaSP não reconhece as colocações da Mancha entre as outras 14 escolas que participaram do desfile principal, colocando-a numa categoria à parte, onde competiu sozinha e foi declarada bi-campeã. Para 2008, o Grupo das Esportivas foi oficialmente extinto.

Esses acontecimentos foram uma tentativa da LigaSP de excluir da competição as duas escolas ligadas a torcidas, por medo de que as brigas entre torcidas organizadas, muito comuns nos estádios de futebol, pudessem se espalhar pelo sambódromo e prejudicar o evento. Até hoje, no entanto, não se tem notícias de incidentes graves e as diretorias de Mancha e Gaviões mantém um bom relacionamento.

Outras escolas ligadas a torcidas de clubes de futebol são Dragões da Real, Camisa 12, Sangue Jovem, TUP e Estopim da Fiel.

Participantes do Grupo Especial 2010

  • Acadêmicos do Tucuruvi
  • Águia de Ouro
  • Gaviões da Fiel
  • Imperador do Ipiranga
  • Império de Casa Verde
  • Leandro de Itaquera
  • Mancha Verde
  • Mocidade Alegre
  • Pérola Negra
  • Rosas de Ouro
  • Tom Maior
  • Vai-Vai
  • X-9 Paulistana
  • Unidos de Vila Maria

Bibliografia

SIMSON, Olga. Carnaval em branco e negro: Carnaval popular paulistano 1914-1988. Campinas, Editora da UNICAMP, 2007. ISBN 978-85-268-0751-8

46 comentários:

  1. também existi o bloco carnavalesco Pavilhão Nove que também é da torcida do CORINTHIANS ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  2. It's impressive that you are getting thoughts from this article as well as from our discussion made here.
    Also see my website :: pornteen

    ResponderExcluir
  3. I think everything wrote was very logical. However, what about this?

    suppose you were to write a killer post title? I mean, I don't want to tell you how to run your blog, however suppose you added a headline that grabbed a person's attention?
    I mean "Carnaval - Origens no Brasil e Hist�ria do Carnaval na Cidade de S�o Paulo" is a little vanilla.
    You should peek at Yahoo's front page and watch how they create post headlines to get viewers to open the links. You might add a related video or a picture or two to get people excited about everything've
    written. In my opinion, it might make your blog a little bit more
    interesting.
    Feel free to visit my blog naked teens

    ResponderExcluir
  4. Very energetic blog, I loved that bit. Will there be a part 2?
    My web site: Jayma Reid And Pregnant Ruth

    ResponderExcluir
  5. Great article, just what I needed.
    Feel free to visit my site ; teen porn

    ResponderExcluir
  6. I read this article fully regarding the difference of hottest and earlier technologies,
    it's awesome article.
    Also see my site: Free Porn - Daily XXX Video Fix of teen porn with naked girls sex movies

    ResponderExcluir
  7. Nice respond in return of this matter with solid arguments and explaining everything about
    that.
    Also see my web page: click through the next article

    ResponderExcluir
  8. Hi there! This blog post couldn't be written any better! Reading through this post reminds me of my previous roommate! He always kept talking about this. I'll send this
    information to him. Pretty sure he will have a great
    read. Thank you for sharing!
    Here is my web blog ... porn tube

    ResponderExcluir
  9. Hello, i think that i saw you visited my weblog thus i got here to go back the prefer?
    .I'm trying to in finding things to enhance my website!I guess its good enough to make use of some of your ideas!!
    My web page - www.teenpornpost.com

    ResponderExcluir
  10. You really make it seem so easy along with your presentation but I to
    find this topic to be actually one thing which I feel I would never understand.
    It kind of feels too complicated and extremely huge
    for me. I am looking ahead to your next publish, I will try to get the hold of it!
    Here is my web-site : naked girls

    ResponderExcluir
  11. Hi there would you mind letting me know which webhost you're using? I've loaded your blog in 3
    different web browsers and I must say this blog loads a
    lot faster then most. Can you recommend a good internet hosting provider at a honest price?
    Thank you, I appreciate it!
    Look into my homepage ; Free porn

    ResponderExcluir
  12. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that
    automatically tweet my newest twitter updates. I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.
    Also see my site :: Daily XXX Video Fix of teen porn with naked girls sex movies

    ResponderExcluir
  13. I am now not certain where you're getting your information, but great topic. I needs to spend some time studying more or understanding more. Thank you for fantastic info I used to be in search of this information for my mission.
    My webpage > Free teen porn

    ResponderExcluir
  14. Excellent site you've got here.. It's hard to find
    quality writing like yours nowadays. I really appreciate
    individuals like you! Take care!!
    Feel free to surf my webpage sachin biography

    ResponderExcluir
  15. Good info. Lucky me I ran across your website by accident
    (stumbleupon). I have book-marked it for later!
    my web site :: contractor Orlando

    ResponderExcluir
  16. Malaysia & Singapore & brunei finest on-line blogshop for wholesale
    & quantity korean add-ons, earrings, earstuds, pendant, rings, bracelet,
    hair & trinket accessories. Promotion 35 % wholesale discount. Ship Worldwide
    My website ... kawat stitch

    ResponderExcluir
  17. Malaysia & Singapore & brunei ideal internet blogshop for wholesale & quantity korean accessories, earrings, earstuds, choker, rings, hair, trinket & bangle
    accessories. Deal 35 % wholesale price cut. Ship Worldwide
    My web page : xbox repair

    ResponderExcluir
  18. Malaysia & Singapore & brunei best internet blogshop for wholesale &
    quantity korean accessories, accessories, earstuds,
    pendant, rings, hair, trinket & bangle accessories. Promotion 35 % wholesale price cut. Ship Worldwide
    Also visit my homepage look

    ResponderExcluir
  19. Malaysia & Singapore & brunei ideal internet blogshop for wholesale
    & supply korean add-ons, earrings, earstuds, necklace, rings, hair, bangle & bracelet accessories.

    Deal 35 % wholesale rebate. Ship Worldwide
    My site - iTunes music promotion

    ResponderExcluir
  20. This is my first time pay a quick visit at here
    and i am really impressed to read everthing at one place.
    Look at my web page ; eco.kid

    ResponderExcluir
  21. Woah! I'm really enjoying the template/theme of this website. It's simple, yet effective.
    A lot of times it's tough to get that "perfect balance" between superb usability and visual appearance. I must say that you've done a fantastic job with this.
    Additionally, the blog loads super fast for me on Firefox.
    Superb Blog!
    Also visit my homepage - Oregon mortgage assistance

    ResponderExcluir
  22. It's an awesome article for all the internet visitors; they will take benefit from it I am sure.
    Feel free to surf my homepage Satellite Dreambox

    ResponderExcluir
  23. I am genuinely delighted to glance at this web site posts which carries lots of valuable data, thanks for providing such statistics.
    Also see my page: Visual Impact Muscle Building Review

    ResponderExcluir
  24. Great delivery. Outstanding arguments. Keep up the amazing effort.
    Here is my webpage ... Visual Impact Muscle Building Review

    ResponderExcluir
  25. I think this is one of the most significant info for me.
    And i'm glad reading your article. But want to remark on few general things, The website style is great, the articles is really nice : D. Good job, cheers
    Review my web blog Discover More Here

    ResponderExcluir
  26. Hi there! This is kind of off topic but I need some help from an established blog.

    Is it tough to set up your own blog? I'm not very techincal but I can figure things out pretty fast. I'm thinking
    about setting up my own but I'm not sure where to start. Do you have any ideas or suggestions? With thanks
    Feel free to surf my blog post ... Trick Photography

    ResponderExcluir
  27. What i do not realize is in fact how you're now not really a lot more well-appreciated than you may be right now. You are very intelligent. You realize therefore considerably when it comes to this subject, produced me personally imagine it from a lot of numerous angles. Its like men and women aren't fascinated until
    it is one thing to accomplish with Girl gaga! Your own stuffs great.

    At all times handle it up!
    Also see my web site > Miami Weight loss doctor

    ResponderExcluir
  28. When someone writes an piece of writing he/she maintains the idea of a user in his/her
    brain that how a user can be aware of it. Thus that's why this article is outstdanding. Thanks!
    Also visit my blog : Yaching brokerage ecommerce specialist

    ResponderExcluir
  29. I am really impressed together with your writing talents and also with the layout on your blog.

    Is this a paid subject or did you modify it yourself? Either
    way stay up the excellent high quality writing, it is
    uncommon to peer a great weblog like this one today..
    Also visit my web blog ; New Bubble Shooter

    ResponderExcluir
  30. What's Taking place i am new to this, I stumbled upon this I've found It absolutely helpful and it has helped me out loads.
    I'm hoping to contribute & help other users like its helped me. Great job.

    My webpage :: BMW Z4 Windscreen

    ResponderExcluir
  31. I am genuinely glad to glance at this website posts which consists of tons
    of valuable information, thanks for providing these kinds of data.


    Here is my weblog - online shopping in india

    ResponderExcluir
  32. You ought to take part in a contest for one
    of the highest quality websites on the internet. I'm going to highly recommend this site!

    Also visit my web page - SummittEnergyComplaints.com

    ResponderExcluir
  33. Hey there! I could have sworn I've been to this site before but after reading through some of the post I realized it's new to me.
    Nonetheless, I'm definitely glad I found it and I'll be book-marking
    and checking back frequently!

    Have a look at my page - 15108

    ResponderExcluir
  34. Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wished to mention that I've really enjoyed browsing your weblog posts. After all I will be subscribing in your rss feed and I am hoping you write once more very soon!

    My web-site: parodies

    ResponderExcluir
  35. Hello would you mind letting me know which hosting company you're utilizing? I've loaded your blog in 3 different web browsers and I
    must say this blog loads a lot quicker then most.
    Can you recommend a good internet hosting provider at a fair price?
    Kudos, I appreciate it!

    Feel free to visit my web page ... rockstars

    ResponderExcluir
  36. Hi, its good post concerning media print, we all be aware of media is a wonderful source of data.


    My web-site - jnmassage.info

    ResponderExcluir
  37. I blog quite often and I truly thank you for your content.
    This great article has truly peaked my interest.
    I will book mark your site and keep checking for new details about once per week.

    I subscribed to your Feed too.

    Here is my site http://xxx-fuck.net

    ResponderExcluir
  38. I do trust all the ideas you've presented for your post. They're really convincing and can definitely work.
    Still, the posts are too short for beginners. May you please lengthen them a little from next time?
    Thanks for the post.

    My web-site ... xxxmoviegalls.com

    ResponderExcluir
  39. This design is steller! You obviously know how to keep a reader
    entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost.
    ..HaHa!) Excellent job. I really enjoyed what you had to say,
    and more than that, how you presented it. Too cool!


    My page - and free porn

    ResponderExcluir
  40. Hi there, I discovered your website via Google at
    the same time as searching for a similar subject, your site came
    up, it seems great. I have bookmarked it in my google bookmarks.

    Hello there, just turned into alert to your weblog through Google, and located that
    it's truly informative. I am going to be careful for brussels. I will be grateful when you continue this in future. Many other people might be benefited from your writing. Cheers!

    Feel free to surf to my blog: www.sexykoo.com

    ResponderExcluir
  41. Everything is very open with a really clear description of the challenges.
    It was really informative. Your site is useful. Thanks for sharing!


    Feel free to surf to my web page: www.sexpornmovies.com

    ResponderExcluir
  42. After looking over a handful of the articles on your blog, I truly like your way of writing a
    blog. I book-marked it to my bookmark webpage
    list and will be checking back soon. Please visit my web
    site too and let me know what you think.

    My page ... www.cuteteenporn.net

    ResponderExcluir
  43. Heya i am for the first time here. I came across this board
    and I find It really helpful & it helped me out a lot.
    I'm hoping to provide one thing again and help others such as you helped me.

    my web-site - www.xxxhardcoretubes.com

    ResponderExcluir
  44. Hello, every time i used to check weblog posts here in the early hours in
    the break of day, as i like to learn more and
    more.

    Also visit my web blog; xxx pornography videos (tube8.su)

    ResponderExcluir
  45. Greetings from California! I'm bored to death at work so I decided to browse your site on my iphone during lunch break. I really like the knowledge you present here and can't wait to take a look
    when I get home. I'm surprised at how quick your blog loaded on my cell phone .. I'm not even using WIFI, just 3G .
    . Anyways, fantastic site!

    my blog post www.69videosporno.net (www.yourvoyeurvideos.com)

    ResponderExcluir
  46. Greetings from California! I'm bored to death at work so I decided to browse your site on my iphone during lunch break. I really like the knowledge you present here and can't wait to take a look when I get home.
    I'm surprised at how quick your blog loaded on my cell phone .. I'm not even using WIFI,
    just 3G .. Anyways, fantastic site!

    My homepage: www.69videosporno.net (www.yourvoyeurvideos.com)

    ResponderExcluir