Sejam Bem Vindos!!!

Olá Queridos Alunos,
Eventos U.N.E.Work

Sejam Bem Vindos no nosso canal direto!

Aqui vocês poderão encontrar alguns textos complementares, vídeos de aulas e muito mais material!!!

E também podem deixar recados!!!

Abraços e até a próxima aula!!!

Profa. Duda Borges

PS: Para acessar as postagens mais antigas, clicar nos arquivos do blog!!!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Thomaz Cook - O Primeiro Agente de Viagens

Thomas Cook

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Cook)

Thomas Cook (Melbourne, Derbyshire, Inglaterra, 22 de novembro de 1808 — Bergen, Noruega, 18 de Julho de 1892) foi um empresário inglês.

Em uma Europa cada vez mais integrada por vias férreas existia, entretanto uma complexidade de tarifas e uma pouca variedade de meios de hospedagem que dificultavam uma massificação da atividade. Neste panorama, surge Thomas Cook, o primeiro agente de viagens do mundo, que utilizando um trem fretado criou a primeira viagem em grupo.

Em 1841 Cook organiza para 500 pessoas um tour à Leicest sendo a primeira viagem em larga escala. Tendo a partir deste momento utilizado até mesmo o marketing para atrair clientes.

A partir deste momento massifica-se o turismo aproximando-o do modelo fordista.

Biografia

Nascido em Melbourne, Derbyshire em 22 de novembro 1808. Empresário inglês que transformou a produção “artesanal” de turismo em uma moderna indústria mercantil.

Em 1841, um vendedor de bíblias, chamado Thomas Cook, andara 15 milhas para um encontro de uma liga contra o alcoolismo em Leicester. Para um outro encontro, em Loughborough, ocorreu-lhe a idéia de alugar um trem para levar outros colegas. Juntou 570 pessoas, comprou e revendeu os bilhetes, configurando a primeira viagem agenciada. Em 1846, realizou uma viagem similar de Londres para Glasgow com 800 pessoas, utilizando os serviços de guias turísticos. As inovações de Cook marcaram a entrada do turismo na era industrial, no aspecto comercial.

Em 1865 promove o traslado da sede social da empresa de Harborough à Londres.

Em 1866 viajou aos Estados Unidos para contratar os serviços de diferentes companhias ferroviárias para produzir um pacote turístico.

Mais tarde abriu sucursal da empresa na cidades americanas que lhe interessavam como abastecedoras.

Em 1868 conseguiu a exclusiva para explorar o tráfico de passageiros do continente europeu pela rota de Harwich.

Com este motivo viajou à Holanda, Bélgica e Alemanha com o objetivo de contratar a prestação de serviços de transporte com diversas companhias ferroviárias. Um de seus mais destacados sucessos foi conseguir uma nova e exclusiva rota para explorar o tráfico de passageiros pela rota do porto de Brenner a Bríndisi. Durante a guerra franco - prusiana, a rota só esteve aberta para servir à produção do turismo da empresa de Cook. Uma de suas aportaciones más destacadas foi a criação do sistema de pago baseado em cupões contratados com hotéis usados como meio de pagamento por seus clientes. O exemplo de Cook foi imitado tanto na América como na Europa dando nascimento a la criação de numerosas empresas dedicadas à produção do turismo e a intermediação dos serviços de hospedagem e de transporte para o segmento da demanda que preferia produzir seu próprio turismo.

Morreu em Bergen em 18 de julho 1892 com a idade de 84 anos.

Fonte: Dados retirados do livros "El turismo explicado con claridad" editado em 2003 por www.librosenred.com

Um comentário:

  1. Em 1846 realizou uma viagem de Londres para Glasgow com 800 pessoas, utilizando os serviços de Guias de Turismo.

    ResponderExcluir