Sejam Bem Vindos!!!

Olá Queridos Alunos,
Eventos U.N.E.Work

Sejam Bem Vindos no nosso canal direto!

Aqui vocês poderão encontrar alguns textos complementares, vídeos de aulas e muito mais material!!!

E também podem deixar recados!!!

Abraços e até a próxima aula!!!

Profa. Duda Borges

PS: Para acessar as postagens mais antigas, clicar nos arquivos do blog!!!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Evolução dos eventos: os eventos religiosos e os eventos comerciais

Informações retiradas do "Livro Organizacao de Eventos" de Aluisio Ferreira Gomes

Com a queda do Império Romano, o romano, o triunfo do cristianismo e o estabelecimento de reinos germânicos e, terras que haviam sido romanas marcaram o início da Idade Média.

Para o Turismo de Eventos, a Idade Média foi bastante significativa, pois praticamente plantou as bases para o desenvolvimento desse tipo de turismo. Foi marcada por uma série de eventos religiosos e comerciais, que causaram o deslocamento de um grande número de pessoas, como membros do clero, mercadores e outros. Os principais tipos de evento que marcaram essa época foram os religiosos (os concílios e as representações teatrais) e os comerciais (as feiras comerciais).

A revolução industrial operou grandes mudanças na sociedade transformando a economia manual em mecanizada.

Todas essas mudanças que se processaram refletiram também nos tipos de eventos realizados, causando o surgimento dos eventos científicos e técnicos.

Para Miyamoto, eventos científicos são aqueles promovidos por entidades ligadas aos ramos das ciências naturais e biológicas. Conforme suas características, podem denominar-se: mesas-redondas, simpósios, seminários, conferências, cursos, painéis, congressos e outros. Os eventos técnicos são aqueles realizados por entidades ligadas às ciências exatas e sociais.

O Turismo e o turismo de eventos como atividade organizadora surgiram no século XIX, quando o inglês Thomas Cook organizou a ida de um grupo de pessoas para participar de um congresso.

Turismo, que teve suas origens nas feiras comerciais da Idade Média, tornou-se atividade organizadora no século XIX. Recebeu contribuição de outros tipos de evento, como eventos esportivos, feiras de amostras e, principalmente, das exposições universais.

Os eventos religiosos: os concílios e as representações teatrais

Os principais concílios

O primeiro concílio registrado nessa época foi o Concílio de Elvira. Aconteceu em 300 d.C., foi convocado por são Gregório e tinha por missão evangelizar a Armênia. Em 325, o imperador Constantino convocou os bispos de todas as partes do mundo romano para a primeira assembléia de uma série de vinte e uma. Essa reunião denominou-se Concílio de Nicéia e visava resolver problemas que estavam ocorrendo dentro da religião. O evento aconteceu Na Ásia Menor, e tinha por objetivo defender a unidade religiosa como fator de força política. Em 381 em que se firmou o dogma da santíssima trindade. Em 431, o Concílio de Éfeso, que marcou o inicio da grande cisão da Igreja cristã, o monofisismo.

O segundo Concílio de Nicéia foi convocado em 787 pelo Papa Adriano I e teve como resultado a condenação dos iconoclastas, que combatiam o culto das imagens. Em 1095, acontece na França o concílio de Clermont, em 1117, próximo a Toulouse, em Saint-Felix de Camaram , foi realizado um concílio por iniciativa de um bispo vindo de Constantinopla. Em 1179, acontece o III Concílio de latrão, em 1184, visando reforçar o III Concílio de Latrão e o poder da Igreja, Lúcio III realiza em Viena um concílio, que criou uma constituição proclamada em 4 de Novembro, definindo que:

· Os condes, os barões e outros senhores jurassem prestar apoio à igreja, sob pena de excomunhão;

· Os habitantes denunciassem ao sacerdote toda pessoa que fosse surpreendida praticando heresia;

· Os padres visitassem pessoalmente, duas vezes por ano, as cidades e aldeias;

· Os hereges fossem declarados infames para sempre e despojados de seus cargos.

A igreja em 1200, convoca o Concílio de Avignon, em 1215 o VI Concilio de Latrão, em que Inocêncio III foi bispo universal e reuniu um dos mais importantes concílios ecumênicos que jamais havia sido congregado.

Em 1409, foi realizado o Concílio de Pisa, do qual participaram os homens mais destacados da igreja. O VI Concílio de Latrão foi o primeiro evento em que encontramos registros que identificam o local onde aconteceu e também o número de participantes.

Representações teatrais

Com relação a esse tipo de evento, deve ser ressaltada a manifestação de teatro medieval, que acontece na cidade alma de Oberammergan, desde 1634, que é a encenação da Paixão de Cristo.

Os eventos comerciais: as feiras comerciais

As feiras comerciais eram uma das formas de comércio mais importantes da Idade Média. Durante o período de realização das feiras, eram concedidas liberdades e privilégios especiais, tais como suspensão de hostilidades e das guerras, liberdade para organizar jogos proibidos e outras liberdades para garantir as trocas, assegurando, assim, a subsistência.

As mais antigas que ocorriam com uma certa regularidade eram as da região de Champagne, na França, e datam de 427.

Cada feira durava, em média, de seis a sete semanas e movimentava o mercado internacional praticamente o ano inteiro. Colocava os produtos e os mercados da França, dos Países Baixos e do Vale do Reno em contato com os da Provença, Espanha, Itália, África e Oriente. O comércio internacional e atacadista era dominado pelas feiras regionais da França, Alemanha, Itália. Outras de menor repercussão ocorriam na Turquia, Espanha, Inglaterra, Áustria, Suíça e Rússia.

Já sabido que as feiras eram grandes fontes geradoras de riqueza e a França foi um país que soube explorar esse tipo de evento.

Esse país sempre foi o paraíso das feiras, mas, durante o reinado de Felipe IV (1285-1314) elas entraram em decadência, porque o rei resolveu regulamenta-las, cobrando uma série de taxas, levando-as a uma situação de penúria que terminou cessando a atividade. A Alemanha instituiu, em 1628, a feira de Leipzig, que é a mais antiga do país, famosa até hoje e responsável por atrair milhões de turistas todos os anos.

3 comentários:

  1. Muito bom este texto * Me ajudou muitooo

    ResponderExcluir
  2. Por favor, coloque referencias bibliográficas em sua postagem, você não inventou isso.

    ResponderExcluir
  3. Referencia Marlene Matias, essse conteudo é dela

    ResponderExcluir