Sejam Bem Vindos!!!

Olá Queridos Alunos,
Eventos U.N.E.Work

Sejam Bem Vindos no nosso canal direto!

Aqui vocês poderão encontrar alguns textos complementares, vídeos de aulas e muito mais material!!!

E também podem deixar recados!!!

Abraços e até a próxima aula!!!

Profa. Duda Borges

PS: Para acessar as postagens mais antigas, clicar nos arquivos do blog!!!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Jogos Olímpicos - Um Pouco de História

Texto retirado da apostila "Olimpismo - Susas Origens e Seus Ideais" do site do COB - Comitê Olímpico Brasileiro.

SURGIMENTO DOS JOGOS OLÍMPICO

Os primeiros registros oficiais da existência dos Jogos Olímpicos datam de 776 a.C, na Grécia. Os gregos promoviam competições em Olímpia, em homenagem a Zeus, o rei dos Deuses.

Os Jogos aconteciam a cada quatro anos e durante sua realização era proclamada uma tréguasagrada. Essa trégua determinava o fim imediato de todas as guerras e de outros conflitos em território grego.

Mensageiros viajavam por toda a região conclamando todos a baixar as armas e isso permitia que atletas e espectadores participassem da competição em segurança.

Apenas homens livres de cidadania grega participavam dos Jogos. Escravos, mulheres e estrangeiros não podiam participar das competições. As mulheres não podiam sequer assistir às disputas.

Os atletas vencedores recebiam coroas feitas de ramos de oliveiras e homenagens em suascidades.

De acordo com os registros oficiais, a celebração dos Jogos Olímpicos durou até o ano de 393 d.C, quando, por questões religiosas, foi banida pelo Imperador Romano Teodósio.


OS JOGOS OLÍMPICOS DA ERA MODERNA

Com a proibição das competições, a celebração dos Jogos Olímpicos ficou adormecida por 1.500 anos. Seu renascimento, já na Era Moderna, aconteceu graças aos esforços do pedagogoe esportista francês Barão Pierre de Coubertin. Disposto a reformar o sistema educacional da França, Pierre de Coubertin viu no esporte, sobretudo nos ideais olímpicos gregos,uma fonte de inspiração para aperfeiçoar o sistema de ensino e alcançar melhores resultados nas escolas.

Coubertin defendeu a criação de um órgão internacional que unificasse as diferentes disciplinas esportivas e que promovesse a realização, a cada quatro anos, de uma competição internacional entre atletas amadores, ampliando para os diversos países do mundo a experiência que já havia ocorrido na história do estado grego.

No dia 23 de junho de 1894 formouse o Comitê Olímpico Internacional e ficou decidido que os I Jogos Olímpicos da Era Moderna seriam celebrados em Atenas dois anos depois, em 1896. Em 1924, o COI criou os Jogos Olímpicos de Inverno, que eram realizados no mesmo ano em que aconteciam os Jogos Olímpicos de Verão. Em 1994, por causa do crescimento de ambos os Jogos, foi criado um novo ciclo Olímpico para os Jogos de Inverno, que passaram a ser disputados de forma alternada com os Jogos de Verão, também em intervalos de quatro anos.

Exemplo: após os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, os próximos Jogos Olímpicos de Verão serão realizados em Londres 2012 (Grã Bretanha). Já os Jogos Olímpicos de Inverno acontecerão em Vancouver 2010 (Canadá) e Sochi 2014 (Rússia).

Hoje, os Jogos Olímpicos têm como base o esporte, a cultura e o meio ambiente.

Outra importante inovação foi o surgimento dos Jogos Paraolímpicos, em que competem atletas com deficiências. A inspiração veio de 1948, quando Sir Ludwig Guttmann organizou, em Londres, uma competição envolvendo veteranos da II Guerra Mundial. Doze anos depois, a cidade de Roma recebia 400 atletas nos primeiros Jogos Paraolímpicos da história. Desde então, outras 12 edições do evento foram realizadas - a mais recente em Pequim 2008. Atualmente, há também os Jogos Paraolímpicos de Inverno.


SÍMBOLOS OLÍMPICOS











PRÓXIMOS JOGOS OLÍMPICOS

Jogos Olímpicos Londres 2012

De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

• Londres, Grã-Bretanha

• 205 países participantes

• Aproximadamente 10.500 atletas

• 26 esportes

• 23 instalações esportivas



CURIOSIDADES

  • Olimpíada e Jogos Olímpicos não significam a mesma coisa. Olimpíada é o intervalo entre cada uma das edições dos Jogos, que são o evento esportivo propriamente dito. Exemplo: Entre os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e os de Londres 2012 vivemos o período de uma Olimpíada. Este período corresponde ao ciclo olímpico que culminará em Londres 2012.
  • A escolha da sede olímpica é definida em votação da qual participam os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI). A eleição da cidade-sede é feita sete anos antes da realização do evento.
  • Nascido em 1863 em Paris, o Barão Pierre de Coubertin foi quem criou os Jogos Olímpicos da Era Moderna. Ele fundou o Comitê Olímpico Internacional, alcançando seu objetivo de conscientizar a todos dos benefícios que o esporte proporcionava aos jovens. Pierre de Coubertin morreu em 1937. Seu corpo foi enterrado em Lausanne (Suíça), local da sede do Comitê Olímpico Internacional, enquanto seu coração repousa em um monumento de mármore em Olímpia.



4 comentários: