Sejam Bem Vindos!!!

Olá Queridos Alunos,
Eventos U.N.E.Work

Sejam Bem Vindos no nosso canal direto!

Aqui vocês poderão encontrar alguns textos complementares, vídeos de aulas e muito mais material!!!

E também podem deixar recados!!!

Abraços e até a próxima aula!!!

Profa. Duda Borges

PS: Para acessar as postagens mais antigas, clicar nos arquivos do blog!!!

domingo, 4 de outubro de 2009

Casamento em Diversas Religiões

Cerimônia Católica

Fonte: http://www.casamentoecia.com.br

Católicos sendo ou não praticantes podem se casar na Igreja de acordo com o ritual Católico.

Porém, o padre tem o poder de recusar a celebração de um casamento caso tenha razões para acreditar que os noivos não acreditem nos ideiais católicos.

A cerimônia católica é, atualmente, dominante no Brasil.

No catolicismo considera-se o casamento um verdadeiro sacramento, reconhecido como uma graça de Deus.

Embora seja previsto que ele se realize somente em igrejas, é possível obter permissão da Cúria para que o casamento ocorra em qualquer outro local de acordo com a escolha dos noivos.

A cerimônia pode incluir uma missa completa ou ser uma breve celebração. Ela geralmente é formal e tem diversos rituais, como, por exemplo, a ordem de entrada na igreja ou local onde será realizada a celebração.

Durante a cerimônia, o padre solicita bastante a participação do casal, criando vários momentos para fotos.

O ritual católico começa com um cortejo dirigindo-se lentamente para o altar, onde os participantes dividem-se em dois grupos: o da família da noiva e o do noivo.

A cerimônia católica têm, mesmo quando acompanhada de uma missa completa com comunhão ou não dos noivos e convidados, o seu ponto alto na colocação das alianças por cada noivo em seu par, momento que significa a troca de todas as promessas da vida nova em comum, na saúde e na riqueza ou em todos os momentos futuros do casal.

As alianças são trazidas em geral por uma daminha ou por um padrinho ou madrinha.

Realizado o casamento, o padre irá enviar um comunicado do casamento à Conservatória do Registo Civil, que fica junto à certidão de nascimento dos noivos.

Casamento Ortodoxo

Fonte: www.guiadecasamento.com.br

A Igreja Católica Apostólica Ortodoxa vem de uma dissidência da Igreja Católica Apostólica Romana, ocorrida em no ano de 1054 - foi o chamado "Grande Cisma". Ela é formada por diversas igrejas cristãs independentes (como a Igreja Ortodoxa Grega, a Russa, a Romena, etc.) que professam a mesma fé.

A palavra "Ortodoxa" vem do grego "orthos" (reto, correto) e "doxa" (louvor), ou seja, Ortodoxos são "aqueles que professam a fé correta e assim louvam a Deus". Os rituais da Igreja Ortodoxa, em especial o Casamento, são rígidos e não permitem alterações.

A cerimônia é mais longa e se divide em quatro partes: as Orações Preliminares, a Benção de Alianças, a Coroação dos Noivos e a Procissão. As primeiras orações são feitas pelo padre para invocar a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

As Alianças

O sacerdote busca o noivo e a noiva e os leva até o altar e coloca a aliança nos dedos dos noivos, fazendo um sinal de cruz em cada um deles. As alianças expressam o fato de que o casal estará constantemente se completando. Por si mesmos os recém-casados são incompletos; juntos eles se tornam perfeitos.

A Coroação dos Noivos

Antes da Leitura da Epístola do Apóstolo Paulo, o sacerdote coloca na cabeça dos noivos coroas, que podem ser feitas de tecido e flores (segundo tradição grega) ou de ouro (na tradição russa). São símbolos de glória e honra, com as quais Deus os coroa, tornando-os rei e rainha em seu pequeno reino: o lar. As coroas são trocadas três vezes, em honra à Santíssima Trindade.

A procissão

O sacerdote conduz o casal em três voltas ao redor do altar, sobre o qual estão colocados o Evangelho e a Cruz, um contendo a Palavra viva de Deus, a outra sendo o símbolo de nossa redenção. Esta é a primeira caminhada do novo casal na igreja, conduzidos pelo padre.

As três voltas também são para glorificar a Santíssima Trindade, e no sentido anti-horário por ser Deus eterno, e para que sua eternidade encontre reflexo na união do casal.

Após o sacramento do matrimônio ortodoxo e o recebimento da graça divina, não existe mais a divisão "você" e "eu". Os noivos se tornam um só.

Casamento Evangélico

Fonte: www.guiadecasamento.com.br

Quando um casal evangélico (popularmente conhecido como "protestante" ou "crente") resolve contrair matrimônio, surge a primeira pergunta: vamos casar só no civil ou precisamos de uma cerimônia religiosa para oficializar nosso casamento?

Para os evangélicos, o casamento não é um sacramento (fase obrigatória da vida do cristão), mas a igreja considera o casamento uma "instituição divina", importante para formalizar a união diante da comunidade e, principalmente, para pedir a benção de Deus para os noivos.

É por isso que hoje observamos um crescimento acentuado de casamentos declarados evangélicos. Segundo uma enquete realizada pelo Guia de Casamento em 2007, quase a metade das noivas no Brasil optaram por uma cerimônia de casamento evangélica.

Diferente do casamento católico, no casamento evangélico não há juramento, e sim um compromisso de amor, fidelidade e respeito mútuo. Mas as diferenças não param por ai: a cerimônia evangélica é mais informal geralmente destituída de ritos tradicionais.

Normalmente, são previstos apenas uma madrinha e um padrinho, que têm funções específicas. A ela cabe segurar o buquê da noiva, a ele, passar as alianças na hora da benção. Os pais dos noivos não costumam ficar no altar junto com os noivos. Devem sentar-se nos primeiros bancos, lado a lado, logo atrás da noiva e do noivo. O pai da noiva, depois de entregar a filha no altar, junta-se a eles.

Os noivos costumam ter uma conversa prévia com o pastor ou celebrante para se conhecerem melhor e para definirem as características do evento. Além do compromisso firmado, os noivos costumam prestar homenagens recíprocas, cantando músicas ou contanto seu testemunho de vida e a história do casal.

Pode ser realizada também uma ceia especial - comunhão - onde noivos e convidados comem pão e tomam vinho (ou suco de uva) junto com os convidados. O celebrante faz uma preleção espontânea, onde costuma falar do casal, da importância da família e da presença de Deus em todos os aspectos da vida.

Em seguida é feita uma oração em que se pede a benção de Deus na vida da nova família. Pode ser combinado também o testemunho de parentes ou amigos do casal, assim como orações improvisadas ou do "Pai Nosso", que tem poucas diferenças do que é rezado pelos católicos.

A Noiva Evangélica

As noivas evangélicas, normalmente, costumam se mostrar mais interessadas nos aspectos espirituais do casamento, deixando em segundo plano questões mais "terrenas" e pontuais como os preparativos de praxe, a escolha do vestido, contratação de serviços, os detalhes da festa etc.

Muitas vezes, uma cerimônia simples, realizada na igreja que ela ou o noivo freqüenta, com músicas escolhidas especialmente para o evento, mas com a certeza de que ela está casando com a pessoa escolhida por Deus, já são o suficiente para fazer desse, o Grande Dia da vida da noiva crente.

Existem também algumas particularidades do casamento evangélico, por exemplo: na cerimônia os noivos fazem um compromisso de amor, fidelidade e respeito mútuo e não um juramento. Com relação às músicas para cerimônia evangélica alguns clássicos católicos, como "Ave Maria", são substituídos por hinos e cânticos próprios.

Mas noiva é noiva e, independente da religião, todas querem estar lindas no dia de seu casamento e desejam que essa data seja inesquecível. Por isso, cuidar dos preparativos também deve fazer parte da rotina dos noivos evangélicos: a escolha do convite, a contratação do profissional de foto e filmagem, a escolha do buffet para casamento, são alguns dos diversos detalhes a serem providenciados.

A Bíblia tem vários textos relacionados a casamento. Na época de Cristo, retratada no Novo Testamento, as bodas (festa de casamento) duravam sete dias! Hoje não precisa tanto. Um dia só já é o suficiente, desde que seja especial e organizado com carinho e dedicação. Mas não se preocupe, em nossa seção Agenda da Noiva tem um roteiro passo a passo para ajudá-la no planejamento de seu casamento.

As Músicas do Casamento Evangélico

O casamento evangélico costuma ser pontuado por várias músicas, que podem ir desde hinos ou cânticos tradicionais a músicas clássicas ou gospel contemporâneo. A exceção fica por conta das músicas sacras, como a tradicional "Ave Maria", exclusiva para casamentos católicos.

As músicas podem ser cantadas pelos presentes, noivos ou corais ou executadas por uma banda ou orquestra contratada. Dentre as músicas mais tocadas, em geral escolhidas pelos noivos, destacam-se:

• Agnus Dei

• Amar Você

• Deus fez você pra mim

• Eternos namorados

• Jesus toca você

• Lar feliz

• Me faz te conhecer

• Muito mais que um simples sonho

• Pai nosso

• Senhor das maravilhas

Como acontece no casamento em qualquer religião, após a cerimônia evangélica segue-se um evento comemorativo que pode ser um almoço, jantar ou coquetel, regado a sucos, refrigerantes e muita música gospel. Em festas mais liberais, pode ser servido também vinho ou champanhe para o brinde tradicional.

A Bíblia e o Casamento

Na Bíblia existem várias citações sobre casamento, bodas e noivos. Há, por exemplo, alguns momentos em que a palavra "noivo" se refere a Jesus e a palavra "noiva" significa "igreja", mostrando que os textos sagrados consideram a união conjugal algo tão importante que pode ser comparado à relação de Cristo (o Cordeiro) com sua igreja.

Um exemplo está em Apocalipse 19, 7-9: "Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro."

Segundo a bíblia, no casamento "...deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne." (Gênesis 2:24). E essa união - homem e mulher / Cristo e a igreja - é tão intensa que mereceu diversas alusões nos cânticos de Salomão, nas profecias de Isaías, nas parábolas de Cristo e até no Apocalipse.

Talvez por isso, em um casamento cristão, em especial no casamento evangélico, a bíblia é parte da cerimônia e tem uma posição de destaque no altar onde os noivos fazem seus votos, simbolizando ali a presença e o poder da Palavra de Deus.

Casamento Evangélico – Igreja Batista

Fonte: http://www.casamentoecia.com.br

O Casamento

A cerimônia de casamento da Igreja Batista segue os preceitos da Bíblia que constam no livro dos atos dos Apóstolos.

Normalmente os pastores não celebram casamentos mistos, ou seja, entre casais que não comungam da mesma fé e ordem.

A Preparação

Antes do casamento, o pastor faz um acompanhamento ao casal, para saber suas intenções e da maturidade com que iniciarão a vida matrimonial.

São feitas reuniões de acompanhamento e aconselhamento, sendo que estas serão os subsídios para o pastor elaborar o sermão, ou pregação, no dia do casamento.

A Organização

Quanto ao procedimento e organização, o casamento da Igreja Batista, é semelhante aos da demais comunidades Cristãs, sejam elas, Católicas ou Evangélicas.

Os padrinhos entram, depois o noivo que é acompanhado pela mãe, e finalmente a entrada da noiva, geralmente de branco, que é levada pelo pai.

Todas as entradas são com músicas clássicas ou solenes, a noiva normalmente entra ao som da marcha nupcial, ou outra que escolher para a ocasião.

Não é permitido o uso de músicas populares como fundo, para a celebração, já que o foco é a apresentação e a bênção de Deus para os noivos.

A Celebração

Durante a celebração, o pastor procura sempre aconselhar os noivos, para que se lembrem desse dia, e que sirva de guia da boa convivência para o casal cristão.

O cerimonial de casamento na Igreja Batista é sempre acompanhado de muita música. Em muitas celebrações pode-se apreciar um momento ímpar, onde a noiva e ou o noivo, cantam um para o outro.

Há também possibilidades dos amigos do casal prepararem uma música especial e surpreendê-los, deixando a emoção e alegria contagiar ainda mais esse dia tão lindo e especial.

A troca de Alianças

Na troca de alianças, o momento é marcado pela confissão pública de compromisso, assumido pelo casal, perante Deus e os Homens, compromisso de amor, cuidado e fidelidade.

Nesse momento o pastor esclarece que a aliança é um círculo fechado, sem emendas, que representa um acordo do qual não deverá haver fim.

A Benção

Na benção final, a Igreja, através do pastor, oferece uma Bíblia com uma dedicatória ao recente casal.

Obs:Quanto ao casamento entre divorciados, é possível desde que passe por uma avaliação e acompanhamento, para saber as intenções e compromissos cristãos com Deus e a Igreja.

Casamento Evangélico – Adventista do Sétimo Dia

Fonte: http://www.casamentoecia.com.br

O casamento tem sua base na criação do mundo, foi divinamente estabelecido no Éden e confirmado por Jesus como união vitalícia entre um homem e uma mulher, um compromisso!

O casal de noivos adventistas passa por um curso preparatório, e recebem assim orientações e aconselhamentos, ficando aptos a se casarem.

Os cursos preparatórios acontecem duas vezes ao ano e são agendados previamente para que os casais, possam programar a data do casamento. Nesse dia os casais terão momentos onde receberão juntos a orientação, e também momentos onde as noivas receberão orientações das conselheiras e os noivos, separadamente, dos conselheiros. São abordados assuntos como: a união, convivência, respeito, sexualidade, enfim, tudo que o casal necessita de informações pré-conjugais.

O cerimonial religioso só acontece após o casamento civil , ou simultaneamente.

A Igreja Adventista não considera o casamento como um sacramento, mas uma união voltada a Deus.

Quanto ao protocolo da cerimônia, é o mesmo aplicado na maioria dos casamentos. A entrada dos padrinhos, do noivo, da noiva e posteriormente das daminhas.

O ponto principal são os votos, troca de alianças e a bêncão sacerdotal, que poderão ter fundo musical gospel.

Há possibilidades de músicas orquestradas, desde que feita uma consulta prévia com o pastor.

A cerimônia religiosa acontece apenas com casais do mesmo julgo (fé).

A separação entre casais é aceita apenas em caso de morte e adultério, podendo divorciados se casarem novamente, desde que estejam dentro dos parâmetros estabelecidos pela Igreja.

Casais de outras religiões, (que pertencem a mesma fé cristã), poderão realizar a cerimônia na Igreja Adventista, desde que façam a preparação ou seja, o curso de noivos.

Casamento Evangélico – Igreja Assembléia de Deus

Fonte: http://www.casamentoecia.com.br

O Namoro

Primeiramente o namoro, período importante de conhecimento, são aconselhados a não mudarem muito de namorado(a), a promiscuidade não é bem vista.

O Noivado

O casal que se ama verdadeiramente avança para um compromisso mais sério, o noivado, que é quase tão importante quanto o próprio casamento que é indissolúvel.

Por esse motivo os noivos são preparados e orientados sobre os princípios do Ministério e passam por um estudo bíblico, onde aprendem as noções de comportamento e de como deve ser o noivado, de acordo com os critérios da Igreja.

O casal evangélico se compromete a seguir todos esses preceitos de ensinamento da sabedoria bíblica, para continuarem fazendo parte da comunidade, e não perder a sua liberdade dentro da Igreja.

O noivado é anunciado a todos os membros e poderá ser realizado na própria igreja ou na casa dos pais da noiva.

O Casamento

A igreja se organiza para orar pela vida espiritual do novo casal.

O pastor antes do casamento conversa com os noivos, orientando sobre a vida em família, sobre o casamento e até sobre sexualidade, esclarecendo prováveis e eventuais dúvidas do casal.

Quanto aos convidados:

O casamento é anunciado a todos, fica a critério do casal e também da sua possibilidade financeira, o número de pessoas que irão convidar.

Não é obrigatório que convidem todos que pertencem à sua comunidade.

Quanto ao cerimonial:

- Entrada dos padrinhos;

- Entrada do noivo;

- Entrada da noiva;

- Daminhas ou pajens (para as alianças e flores)

- Os hinos ou músicas utilizados no cerimonial, deverão ser previamente selecionados e autorizados pelo Ministério.

No início da celebração, o Pastor faz a leitura de uma passagem bíblica que seja relacionada com o casamento e posteriormente faz uma pregação sobre o que diz a Bíblia nesse momento.

Quando os noivos recebem as alianças faz-se uma oração pedindo bênçãos ao casal.

Depois de todo cerimonial o Pastor e os convidados presentes, oram pelo mais recente casal, que agora começa uma nova vida!

A Festa

Após a celebração os noivos oferecem uma recepção aos convidados que brindam e comemoram alegremente esse importante dia.

Muito oportuno salientar que a Religião Assembléia de Deus, não permite casamentos entre seus membros e pessoas que não sejam cristãs evangélicas e também não oficializam união de pessoas desquitadas ou divorciadas. Somente poderão se unir novamente viúvos.

Respeitam a palavra que diz: “O que Deus uniu o homem não separa”!

Casamento Evangélico – Igreja Congregação Cristã no Brasil

Fonte: http://www.casamentoecia.com.br

Algumas particularidades da união de casais desta comunidade.

O Compromisso de Casamento

Os noivos da Congregação não se casam no Templo, geralmente, o cooperador faz uma oração ao casal uma semana antes do casamento, podendo ser na residência dos pais dos noivos, ou ainda na futura residência do casal (se já possuírem, claro!)

Nesse dia o cooperador faz uma apresentação do casal que poderão ter convidados, ou então somente os familiares e amigos mais íntimos. É oferecida uma recepção a todos, jantar ou mesmo um coquetel.

O Cerimonial

Não há celebração religiosa. Os noivos casam-se apenas no civil e seguem todo protocolo de um casamento religioso tradicional:

- Entrada dos padrinhos,

- Entrada do noivo;

- Entrada da noiva;

- Entrada de daminhas, pajens (alianças e flores)

- Músicas e hinos escolhidos pelo casal e permitidas para a ocasião.

A Festa

Depois da cerimônia civil, os convidados são recepcionados com uma grande festa.

Os casais com menos possibilidades financeiras recebem ajuda da Igreja que através dos membros organizam e se responsabilizam desde os trajes que os noivos irão usar até a recepção.

Quando o casal ou familiares tem um melhor poder aquisitivo, são contratadas empresas que se encarregam de toda organização.

Como a maioria das Igrejas Evangélicas, a união somente poderá ocorrer com casais da mesma fé, ou seja, evangélicos.

Segundo Casamento: Quanto ao divórcio, são aceitos novos casamentos desde que fique comprovado que um dos dois praticou o adultério e assim possibilitam uma nova união, seguindo critérios pré-estabelecidos.

Casamento Evangélico – Igreja Universal do Reino de Deus

Fonte: http://www.casamentoecia.com.br

O cerimonial religioso acontece após o casamento civil. É sempre realizado na Igreja pelo Pastor responsável.

De acordo com critérios pré-estabelecidos, o casal passa por um curso, uma preparação para o matrimônio.

Os casais geralmente pertencem a mesma fé cristã, mas é possível a realização com pessoas de outra religião, desde que , fiquem conscientizados dos princípios evangélicos e que, essa união não traga problemas futuramente, devido a diferença de crenças.

Quanto ao protocolo da cerimônia, segue o mesmo de outras religiões:

- entrada dos padrinhos;

- entrada do noivo;

- entrada da noiva;

- entrada das daminhas de alianças ou flores.

Quanto ao repertório musical, fica a critério do casal, podendo ser gospel ou então orquestras, com prévia consulta.

O momento mais importante é a unção das alianças, nesse momento, é proferido um texto bíblico direcionado, seguido do comentário feito pelo pastor.

Os noivos então assinam um livro ata , um documento da Igreja, que é indispensável em toda cerimônia de casamento, juntamente com os padrinhos.

Casamento Islâmico ou Muçulmano

Fonte: http://onossocasamento.pt

O Islã é muito mais que uma religião: suplementa os princípios de uma vida social ou política. O casamento muçulmano pode acontecer de diversas maneiras, dependendo da cultura e da região onde este é celebrado. As mulheres muçulmanas não podem casar fora da sua religião, embora os homens muçulmanos o possam fazer.

Tradições

Entre muçulmanos, é a família do noivo que procura uma noiva que considere adequada ao noivo.

Um casamento muçulmano é uma espécie de contrato entre o homem e a mulher e o seu guardião. Este contrato implica o pagamento de um valor, valor esse acordado pelas duas partes e pago pelo noivo na altura em que o contrato é feito. Este pagamento pode nem sempre ocorrer, caso as duas partes o decidam eliminar.

A noiva nem sempre está presente quando o contrato é feito, embora o seu pai ou guardião esteja presente. Caso a noiva não esteja presente, duas testemunhas perguntam à noiva se dá ao seu representante poderes para celebrar o contracto e se concorda com a quantia paga.

A oferta do casamento é feita pelo pai da noiva, ou pelo seu guardião. Segue-se uma aceitação feita pelo noivo, na presença de duas testemunhas muçulmanas. A noiva tem direito a receber a quantia referente ao contrato e fazer dela o que bem entender. O valor recebido poderá ser em dinheiro ou em géneros, e deverá ser especificada antes do noivo a dar à noiva.

Cerimónia de noivado - Mangni

O Mangni ou a cerimónia de noivado implica a troca de anéis. O traje da noiva para esta festa é oferecido pela família do noivo. O período de noivado dura cerca de três meses, e caso os noivos não se casem ao fim deste período, o contrato de casamento deverá ser renovado. Durante o noivado, a noiva só poderá estar na presença do seu noivo caso o seu pai ou irmão também estejam presentes.

Data

O calendário muçulmano ocorre segundo o ciclo lunar, por isso não há datas fixas para casamentos. Pode-se também casar a qualquer hora do dia. No entanto é proibido casar nos dias de Eid, que ocorrem depois do Ramadão, e do de Pilgrimage; também não pode acontecer um casamento no dia de Ashura que calha no nono ou décimo dia do primeiro mês do Islão.

Logo que se decida o dia do casamento, fala-se com o Íman da mosquita, devendo de seguida o noivo preparar o presente para a noiva, pois este é uma parte muito importante da cerimónia do casamento.

Celebrar

Qualquer homem que perceba as tradições do Islão poderá celebrar a cerimónia de casamento muçulmana, embora a mosquita tenha um oficial de serviço que usualmente o faz.

Convidados

Num casamento muçulmano podem comparecer convidados de todas as religiões. Embora os convidados devam ter em conta que não devem usar trajes decotados, ou reveladores do corpo.

A cerimónia - Manjha

A cerimónia do casamento implica que a noiva seja previamente envolvida numa massagem feita com uma pasta à base de açafrão. Isto acontece na casa da noiva, um a dois dias antes do casamento. A pasta é feita à base de açafrão, sândalo e óleo de jasmim, providenciado pela família do noivo. A noiva também é “tatuada” com henna.

Só as mulheres solteiras podem aplicar henna à noiva. As tatuagens henna são aplicadas nas suas mãos e pés. Depois desta cerimónia a noiva não sai de casa até ao dia do casamento. No dia do seu casamento, é-lhe oferecido o traje de casamento pela família do noivo. Ao noivo também é colocado um símbolo sob a forma de um sinal.

A procissão do noivo

No dia do casamento, é comum fazer-se uma procissão de amigos e familiares que acompanham o noivo de sua casa até ao local do casamento, embora o noivo possa ir de carro.

A chegada do noivo e dos convidados

A chegada do noivo ao local da cerimónia, é acompanhada por tambores e pelo som de mais alguns instrumentos musicais tradicionais. Na sua chegada, o noivo e o irmão da noiva trocam um copo de sherbet (uma bebida adocicada) e de dinheiro. As irmãs da noiva dão as boas-vindas aos convidados tocando-lhes com uma espécie de bastão decorado com flores.

A cerimónia do casamento - Nikah

Se não existir nenhuma área coberta especial, é erguida uma tenda para celebrar o casamento. Em algumas cerimónias muçulmanas, especialmente naquelas mais tradicionais, os homens e as mulheres sentam-se em locais distintos da cerimónia.

Antes de ser lida uma peça seleccionada do Corão, na presença de duas testemunhas muçulmanas, o sacerdote pergunta à noiva se esta está satisfeita com o acordo e se ela concorda em casar com o noivo. Ao noivo é feita a mesma questão.

As duas partes ouvem um sermão relativo ao casamento, feito por um oficial muçulmano. Não existem especificações especiais, a cerimónia do casamento depende muito de quem a celebra. Alguns sacerdotes recitam o primeiro capítulo do Corão, e fazem a bênção.

O casamento é registado. É assinado primeiro pelo noivo e por duas testemunhas. A noiva assina de seguida. Os documentos do casamento são preenchidos na mesquita. O noivo é levado para o lado das mulheres. Ele oferece dinheiro e presentes às irmãs da noiva. O noivo recebe a bênção das mulheres mais velhas da família e cumprimenta-as.

Pode-se atirar confetis à noiva, só que é mais tradicional atirar moedas, pois este gesto é mais antigo.

Segue-se um jantar, que é servido separadamente a mulheres e a homens. A família do noivo festeja à parte.

Depois da primeira refeição, o noivo e a noiva sentam-se juntos e um grande lenço é usado para cobrir as suas cabeças enquanto o sacerdote e os noivos fazem algumas orações. O Corão é mantido entre eles e é-lhes permitido ver-se um ao outro através do reflexo de espelhos. Diversos doces e frutos secos, são servidos aos convidados.

Primeira noite

O noivo passa a noite na casa da noiva, num quarto separado desta, junto com um irmão mais velho da noiva. Na manhã seguinte é-lhe dado roupas, dinheiro e presentes pelos pais da noiva. Na tarde seguinte, os seus familiares acompanham os noivos à sua casa.

A cerimónia Rukhsat

Na casa dos noivos, a saída do pai da noiva é feita com o pai da noiva a entregar a mão da sua filha ao noivo e pedindo-lhe para a proteger para sempre. Dão-se as despedidas finais.

Outra tradição que pode acontecer, é quando a noiva entra na sua nova casa, a sua sogra segura o Corão sobre a noiva e sobre o noivo. Quatro dias depois do casamento a noiva é levada para a casa dos seus pais. A recepção do casamento acontece quando o noivo leva a noiva e a sua família de volta para uma recepção dada pela sua família. É aqui que as duas famílias se tornam numa só.

Presentes

Os presentes são trocados entre a família do noivo e da noiva antes e depois do casamento.

Trajes

Num casamento muçulmano o vermelho cereja é a cor de eleição para o vestido da noiva. A noiva é adornada com flores e jóias. Cobrir a cabeça com um véu é sinal de respeito. O comprimento do véu pode variar, não cobre só a cabeça mas também os ombros, indo quase até à linha da cintura.

O preparar da noiva pode durar dias, sendo a noiva “embrulhada ”pelo vestido. O vestido usado com o véu é colocado numa ponta na cintura da noiva, e enrolado à volta do corpo caindo a ponta final sobre o ombro. Este vestido é usualmente feito de seda e adornado com um belo padrão. O centro do véu é usado para cobrir a cabeça e as suas pontas são colocadas por debaixo dos braços e metidas no restante vestido.

O noivo pode usar um fato de seda brocada e um turbante como fato de casamento.

A noiva Árabe usa um tradicional vestido branco e véu tal como num casamento cristão, embora os seus pés e mão sejam cobertos com henna. O noivo usa uma roupa simples tradicional ou um fato ocidental, ou mesmo uma combinação dos dois.

Casamento Judaico

Fonte: www.guiadecasamento.com.br

Oriundo da religião Mosaica, o Judaísmo é a religião do povo judeu. Praticado por 13 milhões de pessoas no mundo (dados de 2007) é a mais antiga das três principais religiões monoteístas (sendo as outras o Cristianismo e o Islamismo). Talvez por isso suas cerimônias sejam tão cheias de simbolismos espirituais e históricos.

O casamento judaico é comparado a um Yom Kipur(1 para os noivos, um dia celebrado com jejum, oração, atos de bondade e reflexão dos preceitos da Torá. Nesse dia, todos os pecados dos noivos são perdoados para que eles comecem uma nova vida.

Os noivos passam a semana que precede a cerimônia sem se ver. O dia do casamento começa com o Micvê, o "banho do corpo e da alma" que deve ser realizado pelo casal (separadamente). Os dois jejuam o dia inteiro, comendo a sua primeira refeição juntos apenas no final da cerimônia.

O noivo veste o kitel branco (uma espécie de mortalha) por baixo do terno, para que mesmo em um dia de festa o homem não esqueça que é mortal, e que seu casamento será até que a morte os separe. A noiva veste o tradicional vestido branco (ou de cor clara), símbolo de sua pureza.

Ketubá, o contrato de casamento

O casamento judaico é divido em duas partes, o Kidushin e o Nissuin. Entre essas duas etapas é assinado o Ketubá, o contrato matrimonial judaico, uma tradição de mais de 2500 anos. O contrato confirma legalmente o casamento e especifica as responsabilidades do marido pela esposa.

A cerimônia geralmente acontece ao ar livre, embaixo da chupá (pronuncia-se hupá e significa toldo) que simboliza, entre outras coisas, a casa que os noivos construirão e dividirão. Primeiro chega o noivo, acompanhado pelos pais. Em seguida vem a noiva, também com os pais, e com o rosto coberto com um véu. Eles dão sete voltas em torno do noivo, simbolizando os sete dias da criação do mundo.

No Kidushin, consagração, um copo de vinho (símbolo da vida) é abençoado em agradecimento e louvor ao criador e, em seguida, bebido pelos noivos. No ponto alto, o noivo oferece a aliança à noiva. Com a aceitação, eles passam a ser considerados casados pela Lei Judaica.

Já no Nissuin ("casamento" no hebraico moderno) são recitadas sete bênçãos sobre o cálice de vinho. Abençoa-se então o casal para que juntos possam ter alegrias, assim como Adão e Eva no Jardim do Éden.

No final da cerimônia é costume o noivo quebrar um copo envolto em um pano. Este gesto serve para recordar a destruição do Templo de Israel. Ao som do copo quebrado, a atmosfera solene é rompida e substituída por danças e música. Todos devem festejar e expressar alegria e apoio ao novo casal.

____________

1) Yom Kipur - É um dos dias mais importantes do judaísmo. No calendário hebreu começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei (que coincide com Setembro ou Outubro), indo até ao seguinte pôr do sol. Os judeus tradicionalmente observam esse feriado com um período de jejum de 25 horas e reza intensa.

Casamento Japonês

Fonte: http://onossocasamento.pt

Costumes como a troca de alianças, obolo de casamento, lua-de-melcomplementam um casamento japonês. Embora cada vez mais as tradições ocidentais estejam a tomar conta das do casamento tradicional japonês, em regra um casamento tradicional japonês é celebrado durante vários dias; hoje em dia as noivas optam muitas vezes por usar os típicos vestidos brancos ocidentais, e muitos noivos optam por celebrar o casamento de acordo com as tradições da igreja católica - embora possam não ter a religião católica como eleita.

Tradição antes do casamento

Cada vez é menos comum utilizar certas tradições passadas. Os casamentos eram muitas vezes utilizados para reforçar as relações políticas ou como uma forma de manter a paz. Em tempos passados, o noivo iria visitar a futura noiva na sua casa durante a calada da noite, e só depois do nascimento de uma criança ou da morte dos pais do noivo é que aceitava a noiva como sua esposa. Depois das visitas nocturnas à noiva, o noivo era convidado pelos pais da noiva a partilhar bolos de arroz. Esta reunião é o ritual mais importante dos antigos rituais, uma vez que era neste encontro que o noivo recebia a bênção dos pais da noiva.

Presentes

Um dos rituais de noivado é a prática do “Yui-no”, onde o noivo é aceite pela família da noiva. Dotado de um forte simbolismo, durante este ritual ambas as famílias dos noivos partilham uma troca de alimentos e de bebidas para selarem o acordo. Entre outros itens, oferece-se dinheiro para comprar sake, que representa carinho e obediência durante a vida de casados. Estes presentes são trocados entre ambas as famílias, num dia considerado como um dia de sorte. Este dia é decidido de acordo com uma consulta prévia do almanaque japonês. Os noivos também fazem uma troca de presentes entre eles, sendo uma saia oferecida ao noivo como símbolo de fidelidade.

Antiga prática do “Mi-Ai”

Mesmo que nos dias de hoje os casais casem por amor, esta prática ainda existe na cultura japonesa. "Mi-Ai" é uma espécie de entrevista feita pelos pais aos futuros noivos. Este ritual é muitas vezes realizado em hotéis ou noutros locais públicos. Depois do “Mi-Ai” o noivo é convidado para visitar a casa da noiva, onde deixa um presente provando assim que ficou impressionado com a futura noiva.

Marcar o casamento

Embora dêem importância aos dias de sorte para celebrar o seu casamento, hoje em dia, as noivas japonesas preferem celebrar o seu casamento na Primavera ou no Outono, devido ao clima que estas estações proporcionam. Mesmo assim existem dias de sorte referidos no almanaque japonês, o que leva dezenas de casais a casarem nestes dias, ao mesmo tempo e em locais públicos.

Tradições do dia do casamento

Um casamento japonês budista é celebrado num templo budista, onde é feita uma oração e um discurso por um religioso que celebra um ritual de purificação para todos os presentes. No altar são colocados dois rosários budistas que simbolizam a junção de duas famílias numa; queima-se incenso e celebra-se com uma bebida cerimonial.

As cerimónias mais populares são as Shinto (O caminho dos Deuses), que podem ser celebradas num templo ou em casa. Actualmente, muitos hotéis e locais para casamento já estão equipados para realizarem casamentos deste género.

Os casamentos civis também são muito populares, bem como alguns casamentos católicos.

Rituais e trajes da noiva e do noivo

Hoje em dia, durante as cerimónias Shinto, a noiva e o noivo entram por diferentes portas na cerimónia. Durante a cerimónia o casal veste kimonos feitos de seda. As convidadas mais novas e as amigas da noiva vestem cores fortes, enquanto que as convidadas mais idosas usam kimonos escuros. O uso de um kimono implica o uso dos chinelos tradicionais japoneses, meias brancas, roupa interior, um pequeno saco de mão para a mulher e um penteado apropriado que demora muito tempo a preparar. A noiva tradicional usará uma peruca.

Enquanto o noivo típico japonês usa um kimono preto, a noiva usa um kimono branco com uma peça muito elaborada que é colocada na cabeça, adornada com flores, pérolas e pendentes de ouro, todos eles significando boa-sorte para o casal. A noiva japonesa também é pintada de branco puro dos pés à cabeça, o que representa uma ligação com os deuses. Durante o casamento a noiva trocará de traje cinco vezes, envergando outros trajes igualmente luxuosos.

Depois da celebração religiosa, é costume o noivo e a noiva trocarem votos e prometerem lealdade um ao outro durante a vida de casados, enquanto as duas famílias se olham frente a frente - em vez de olharem para o casal.

O noivo e a noiva trocam alianças, dirigindo-se, em seguida, ao santuário para fazerem uma oferta aos deuses. São abanados galhos de uma árvore sagrada sobre a cabeça dos noivos, que muitas vezes são também representados por cordões de papel, terminado assim a cerimónia do casamento. Seguidamente é servido sake.

Ritual do sake

Neste ritual, o noivo e a noiva partilham sake sentados numa mesa em frente um do outro,

olhando-se nos olhos, dão um gole ao mesmo tempo, tendo o cuidado de pousar os recipientes ao mesmo tempo. Isto é feito com o intuito de não morrerem um antes do outro, ou seja, o que colocar primeiro o copo na mesa será o primeiro a morrer.

Depois do ritual do sake, os noivos são considerados oficialmente casados. São trocados copos de sake entre os familiares das duas famílias, para simbolizar a sua união. Nesta altura, o pai da noiva e o pai do noivo, apresentam todos os familiares, começando assim a recepção do casamento japonês.

Recepção

As recepções japonesas, dependendo do orçamento da família, podem comportar entre 20 e 250 convidados. É costume apresentar a noiva, o noivo, a sua família e amigos, antes da refeição ser servida. O vermelho e o branco são a combinação da felicidade; até a comida pode ter este esquema de cores, desde a sopa até à sobremesa.

Durante a recepção, a noiva troca o vestido de casamento por um kimono vermelho, sendo este mais tarde trocado por um típico vestido de casamento ocidental. O noivo também troca de traje várias vezes durante a recepção.

Durante a recepção do casamento, os noivos sentam-se numa mesa um pouco mais elevada que as dos restantes convidados. Hoje em dia, durante a recepção os convidados dançam, cantam karaoke, convivem, tal como nos casamentos ocidentais. Nesta ocasião é suposto os convidados oferecerem a prenda de casamento entregue num envelope especial para o efeito, usualmente recheado com dinheiro.

Os amigos e as famílias fazem discursos dedicados aos noivos e cortam o bolo tal como no ocidente (a noiva coloca a mão sobre a do noivo que, por sua vez, segura a faca, cortando os dois a primeira fatia de bolo de casamento). Faz-se um brinde aos noivos, e de seguida, os noivos trocam de roupa, vestindo os trajes ocidentais – vestido de noiva e fato de noivo. Quando voltam da muda de roupa, aparecem com um guarda-sol por cima das suas cabeças, o que significa que são amantes.

No final da recepção do casamento, o casal faz um discurso, agradecendo a presença dos seus convidados.

Às duas mães são oferecidos bouquets de flores, e aos pais é oferecido um cravo vermelho para colocarem na lapela. Os pais agradecem a todos por terem comparecido ao casamento, e o noivo e a noiva partem em lua-de-mel.

Casamento Coreano

Fonte: http://www.casamentoecia.com.br

O Brasil é um país de grande diversidade cultural.

São Paulo é a cidade onde a maioria dos orientais fixaram residência, tanto que muitos bairros retratam um pouco da história, costumes e gastronomia.

C&Cia não poderia deixar de apresentar no site, matérias direcionadas às noivas orientais, seus costumes e tradições.

Todo cerimonial do casamento é igual com tudo que o casal tem direito, trajes, padrinhos, recepção, bolo da noiva, convidados, lua-de-mel, etc...

Os coreanos conservam tradições, pequenos detalhes que os diferenciam das demais culturas.

O "phebek", ocorre durante a recepção, no qual o casal cumprimenta a nova família da noiva, ou seja, a família do noivo.

Neste momento, os recém-casados usam o "hanbok", um traje típico da Coréia do Sul, feitos de seda pura com mangas largas e compridas, cores fortes e bordados.

Um cenário decorado é montado especialmente para o "phebek". De um lado, os pais do noivo; do outro, o jovem casal cumprimenta-os, inclinam-se em sinal de reverência, chamada jor, que deve ser direcionada primeiro aos mais idosos, que são extremamente respeitados.

Os pais do noivo, deixam claramente ao novo casal a importância dos filhos, em particular do filho homem, que dará continuidade ao sobrenome da família e perpetuarão sua descendência.

A delicadeza e o respeito estão presentes neste ritual, que encanta a todos e emociona até quem não faz parte da família, além de manter os costumes da origem coreana.

Casamento Africano

Fonte: http://onossocasamento.pt

África, o continente com mais civilizações antigas, com as culturas mais diversas, repleta da enorme diversidade que a caracteriza..., tudo isto naturalmente se reflecte nas tradições que dizem respeito ao casamento. Embora muitas das tradições possam não ser aceites na nossa sociedade, existem algumas ou até mesmo o seu simbolismo que podem sempre ser incorporadas no vosso casamento.

o A maioria das regiões africanas que celebram o casamento tem por base uma premissa: a família. Um casamento africano é isso mesmo: a celebração do conceito da família através da união de duas pessoas; a junção de duas famílias e por vezes até de duas tribos.

o África - o continente da diversidade - apresenta muitas religiões e muitas crenças. Existem mais de 1.000 unidades culturais e cada tribo tem a sua própria tradição relativamente ao casamento. As maiores religiões de África são o Cristianismo e todas as suas diversidades, o Islamismo, Religiosa-Étnica, Não-Cristã, Hinduísmo e Baha’i. No norte de África o Islamismo está mais presente e mais para o sul surge o Cristianismo, o Hinduísmo e até algumas tradições Judaicas misturadas com outros costumes antigos

o As festas coloridas, a música e as danças são elementos fundamentais de um casamento africano. Tudo depende da parte de África onde o casamento é celebrado, mas muitas cerimónias de casamento podem durar dias, sendo extremamente elaboradas. Por vezes, existem cerimónias conjuntas onde diversos casais são casados ao mesmo tempo. O casamento pode ser algo bastante elaborado, envolvendo uma festa na comunidade que pode durar dias, cheia de dança.

o Tal como no restante mundo, o casamento em África é um acontecimento que envolve a família e a junção de duas pessoas. Existem muitas tradições relativas ao casamento em África e nenhuma é igual a outra. Contudo, existe algo em comum, a noiva tem sempre um papel especial sendo sempre tratada com o respeito devido pois ela significa uma nova possibilidade de continuar a família. Em alguns locais, a família do noivo chega a mudar-se para a vila da noiva e monta a sua casa lá.

o Em muitos locais de África, as mulheres são ensinadas desde crianças a serem boas esposas, chegando a aprender linguagens secretas passadas pelas anciãs mais velhas para poderem apenas comunicar acerca dos problemas do casamento, sem que os maridos percebam o que elas dizem. Os noivos, em geral, são preparados desde cedo para serem parceiros ideais. Em algumas tribos os mais idosos reúnem-se com a noiva e dão-lhe sábios conselhos para um casamento feliz. Muitas raparigas vão para escolas onde mães mais velhas as ensinam como ser boas esposas.

Etiópia

Na Etiópia, a povoação Karo decora as suas noivas com tatuagens no abdómen com diferentes símbolos.

Na tribo Amhara, muitos casamentos são negociados pelas duas famílias, com uma cerimónia civil a selar o contrato. Por vezes um sacerdote está presente, outras vezes não. Existe um casamento temporário celebrado através de um contrato verbal antes de ser realizado o casamento em frente às testemunhas.

Kenya

O povo Massai do Kenya faz acordos entre eles relativamente ao destino das suas crianças. Usualmente uma criança está destinada a casar com outra quando chegar à idade apropriada. No casamento, as mulheres são casadas com homens que não conhecem, usualmente muito mais velhos que elas. A noiva recolhe todos os seus bens, e é vestida com as mais finas jóias. Durante a cerimónia o pai da noiva cospe na sua cabeça e peito como sinal da sua bênção; depois a noiva parte com o seu marido para a sua nova casa sem olhar para trás, pois reza a lenda, que se assim não fizer ela transformar-se-á em pedra.

O povo Swahili do Kenya banha as noivas em óleos de sândalo e tatuam henna nos seus pés e mãos. Uma mulher mais velha dá instruções à noiva sobre como ser uma boa esposa, como agradar e fazer sentir bem o seu marido. Por vezes, esta mulher mais velha esconde-se por debaixo da cama dos recém-casados para o caso de serem necessárias instruções adicionais.

Noutra parte do Kenya a maior festa do casamento é a Kupamba, que surge na noite depois do casamento, sendo basicamente um exibir da noiva às mulheres. Nesta festa só estão mulheres, sendo uma festa onde elas podem remover os seus véus, e podem exibir umas às outras os seus magníficos vestidos e penteados, tornando a festa quase numa competição entre mulheres, pois um bom marido providencia boas roupas e boas jóias à sua mulher para que ela as possa exibir às outras.

Nigéria

Os Wodabee da Nigéria cortejam as primas para casar. Os rapazes usam amuletos poderosos para demonstrar o seu encanto às suas primas. Se existirem 2 primos que pretendam a mesma mulher a mulher escolhe um deles, sendo o outro primo convidado a ser amigo do casal e a frequentar a sua casa, e por vezes até a sua cama!

Namibia

O povo Himba da Namíbia rapta a noiva antes da cerimónia do casamento e coloca-lhe uma espécie de coroa de noiva feita em pele. Depois da cerimónia ela é levada à casa da família onde esta a informa das suas novas responsabilidades de casada, e depois ela é besuntada de manteiga para lhe demonstrar que foi bem aceite na família.

Sudão

No povo Neur do sul do Sudão, o noivo tem de pagar 20 a 40 cabeças de gado à família da sua noiva e o casamento só é considerado completo depois da mulher ter dado à luz 2 filhos. Se a mulher não conseguir dar à luz, ele pode pedir o retorno das cabeças de gado. No entanto, se o marido falecer, a família do noivo deverá providenciar um irmão do falecido à viúva e este deverá adoptar as crianças do seu irmão como suas.

Casamento Grego

Fonte: http://onossocasamento.pt

Os casamentos gregos podem ser considerados um tributo ao festejo. Um casamento grego é um evento; quem o presencia nunca se tende a esquecer. A recepção de um casamento grego é uma festa de arromba, onde a diversão e a dança são palavras de primeira ordem. Algumas tradições são originárias da antiguidade e as restantes são originárias da religião ortodoxa, comum à maioria do povo grego. Um casamento com tradições gregas é sempre sinónimo de história e de celebração.

Tradições antigas

Tal como em muitas outras culturas, no passado, os casamentos gregos eram uma espécie de acordo entre a família da noiva e a família do noivo. A família da noiva oferecia o dote, que poderia ser uma parcela de terreno, dinheiro, ou outros bens da família. Na cama de casados dos noivos, era colocado o dinheiro oferecido pelas famílias, e quem visitasse a casa também costumava contribuir com dinheiro para a nova vida dos noivos.

A maioria dos casamentos eram celebrados especialmente em Janeiro, pois seriam mais favoráveis à protecção da mulher, porque este mês era dedicado a celebrar a deusa Hera, mulher de Zeus e defensora das mulheres. O mês de Janeiro era também considerado o mês da fertilidade. Os convites eram entregues em mão juntamente com um doce ou com flores.

Era prática comum a noiva levar consigo, grãos de cereais ou certas ervas como um ritual de fertilidade. O bolo de casamento era tipicamente feito com mel, sementes de sésamo e marmelo, simbolizando o bom e o mau que poderia aparecer pela vida fora. Os pais presenciavam a cerimónia de casamento, acompanhando o casal à sua nova casa numa procissão acompanhada por jovens entoando cânticos.

A cerimónia

Na Grécia a maioria da população tem como religião, a religião ortodoxa, onde o casamento representa um Sacramento. A cerimónia é da responsabilidade do padrinho de casamento e do sacerdote. A cerimónia é iniciada fora da igreja por uma bênção repetida três vezes pelo sacerdote significando a tríade: Pai, Filho e Espírito santo. De seguida os noivos dirigem-se para o interior da igreja onde os noivos acendem velas que seguram durante a restante cerimónia.

De seguida ocorre a coroação, ritual que simboliza o reconhecimento do papel dos noivos no reino de Deus. Estas coroas são colocadas nas cabeças dos noivos. As coroas podem ser feitas em diversos materiais como folhas verdes, flores, tecido, ou no material que os noivos desejarem. Antes de serem colocadas nos noivos, estas coroas são dispostas em frente à igreja e atadas por uma fita (significando a união eterna dos noivos) sendo colocadas sobre um tabuleiro de amêndoas. A noiva e o noivo trocam as coroas um com o outro três vezes. Logo depois da cerimónia as amêndoas onde as coroas se encontravam dispostas, são distribuídas às mulheres solteiras.

A cerimónia continua com leituras e a partilha de um copo de comunhão. Por fim o sacerdote agarra nos braços do noivo e da noiva e conduz os dois à volta da plataforma da igreja três vezes. Termina assim a cerimónia ficando os noivos unidos como marido e mulher.

A recepção

Uma recepção de casamento grega normalmente prolonga-se até ao amanhecer. Esta recepção de casamento é comum ser repleta de momentos alegres, incluindo muita comida, muitas bebidas, e muita música e dança. Estas recepções duram até ao amanhecer, e o elemento mais importante é sem dúvida a música e a dança. A dança mais tradicional é a Kalamatiano, a tradicional dança do lenço. Os noivos dançam juntos unidos por um lenço que cada um agarra nas pontas. Normalmente o noivo e a noiva convidam outros para se juntarem à dança, podendo prolongar-se durante horas. É também comum partirem-se muitos pratos para dar sorte ao casal.

Conceitos e tradições actuais

A tradição do casamento grego incorpora diversos rituais que servem para abençoar a vida que inicia para o casal.

o Parte-se um prato na soleira da casa dos noivos para afastar os maus espíritos.

o Em alguns locais atira-se um ferro para cima do telhado, noutros coloca-se um pedaço de ferro dentro da casa dos noivos para dar força à união.

o Se os noivos pretendem ter uma família extensa é comum esmagarem com o pé uma romã, símbolo da fertilidade.

o Para uma vida doce juntos os noivos dão a comer um ao outro mel.

o Um casamento grego tradicional é usualmente celebrado a um domingo.

o Para dar boa sorte aos noivos, a família atira dinheiro para a cama dos noivos.

o Os convites incluem sempre um motivo floral que pode ser impresso. Adicionalmente colocam-se pétalas secas de flores no envelope dos convites do casamento.

o No ramo de noiva é usual adicionar ervas aromáticas como o tomilho, hortelã-pimenta ou manjericão.

o O bolo de casamento é feito com mel sementes de sésamo e marmelo.

o É também usual a família e os amigos escoltarem os noivos até ao quarto, na noite de núpcias, e fazerem-lhes uma romântica serenata.

o Como lembrança de casamento é usual oferecerem-se amêndoas revestidas a açúcar, usualmente chamadas de koufeta.

Casamento Budista

Fonte: http://onossocasamento.pt

A visão budista do casamento é bastante liberal. O casamento não é considerado um dever religioso, mas uma opção pessoal.

Depois das formalidades do registo civil estarem completas, os noivos recebem uma bênção dos monges no templo local. Embora os monges budistas não oficializem a cerimónia legalmente, eles fazem um serviço religioso, em ordem de abençoar os noivos. Do ponto de vista budista, o casamento nem é sagrado nem não-sagrado.

Iniciar o ritual do casamento

O acto de casar normalmente é feito escolhendo-se a noiva em secretismo. Poderá ser feito pelos pais ou pelo próprio noivo. Quando um rapaz encontra a rapariga ideal, envia um amigo da família à casa da rapariga. O amigo usualmente leva uma garrafa de vinho e um lenço de seda branco. O seu papel é ver se a família da noiva mostra receptividade à proposta.

No caso de a família concordar, as duas famílias decidem reunir-se. Nesta reunião os membros das duas famílias marcam uma reunião para que o noivado aconteça. A tradição impõe que o rapaz ofereça um presente à rapariga, que pode até ser um pedaço de terreno.

Trajes

A família decide a cor dos trajes da noiva e do noivo, nunca escolhendo a cor preta. Cores quentes como o vermelho ou o dourado são as cores preferidas para esta ocasião.

A noiva budista usa um vestido bordado chamado, o tradicional bhaku. O vestido lembra um sarong comprido. A noiva usa o vestido com uma blusa sem mangas, complementado com um casaco especial, um lenço e alguma bijutaria feita de pedras preciosas e semipreciosas, como as pérolas. A noiva usa também sapatos especiais feitos para o casamento.

O noivo budista também usa um bhaku, só que com mangas. O bhaku tem um comprimento até aos tornozelos. Este traje bordado é usado com um colete chamado lajha. O noivo usa também uma capa bordada e uma faixa à volta da cintura.

Antes do casamento

A cerimónia chamada Nangchang, é a cerimónia onde o compromisso formal acontece. Esta é presidida por um lama ou um rimpoche. Os tios maternais dos dois lados desempenham um papel importante nas negociações do casamento. Do lado do noivo a mãe e os semelhantes representam os papéis importantes. No caso da noiva, toda a família e amigos participam na ocasião. Os convidados trazem a típica bebida Tsang e vários tipos de carnes para a casa da noiva. Eles oferecem arroz e galinha especialmente à mãe da noiva. Isto é um género de pagamento pelo facto da mãe ter amamentado a filha. As famílias voltar-se-ão a reunir de novo para marcarem a data do casamento. O dia da partida da noiva de casa de sua mãe é decidido.

Ritual do casamento budista

Em frente a um altar do deus Buddha, todo decorado com flores e velas, os noivos, as famílias e os convidados juntam-se. O noivo, a noiva e os convidados recitarão o Tisarana,Pancasila e o Vandana quer em Pali, ou outra língua.

É pedido aos noivos que acendam as velas e os incensos. Seguidamente os noivos oferecem flores à imagem de Buddha. Depois disto, o noivo e a noiva deverão recitar à vez, os votos que são prescritos para cada um deles.

o Votos do noivo: "Em frente à minha mulher que acolho, aceito ama-la e respeitá-la, ser amável, ser fiel, delegar as tarefas domésticas e providenciar presentes para a satisfazer”.

o Votos da noiva: “Em frente ao meu marido que acolho, aceito realizar as tarefas domésticas eficazmente, ser hospitaleira para com os seus parentes e amigos, ser fiel, proteger os nossos ganhos, efectuar as minhas responsabilidades com amor e conscienciosamente”.

No fim da cerimónia, só os pais ou os semelhantes citarão o Mangala Sutta e o Jayamangala Gatha oferecendo a sua bênção aos noivos.

Celebração do casamento

Musica e dança fazem sempre parte de um casamento, num casamento budista não é diferente, as danças tradicionais são celebradas. As mulheres têm as suas próprias danças e os homens dançam versões muito mais monásticas.

Menu

O banquete de casamento inclui pratos de carne de vaca e de porco. Pratos de arroz também são pratos habituais Os budistas usam pratos orientais, daí os seus pratos serem geralmente assados ou cozidos. Os banquetes budistas têm entradas e doces típicos do norte da Índia e pratos budistas como a sopa Nettle feita de orquídeas e queijo.

Casamento Tradicional Chinês

Fonte: Fonte: http://onossocasamento.pt

Os casamentos chineses estão repletos de diferentes preparações simbólicas, muito diferentes dos casamentos ocidentais. Em termos de emoções são exactamente iguais aos ocidentais - bonitos, engraçados e românticos.

Cor

A cor vermelha é a cor normalmente usada nos casamentos chineses, pois para os chineses, esta cor representa o amor. A roupa da noiva é muitas vezes de cor vermelha, tais como os convites de casamento, as caixinhas das lembranças, e até os envelopes das ofertas em dinheiro.

Escolher o momento do casamento

Os chineses escolhem dias de comemorações de acordo com a astrologia. É costume os casais casarem-se na meia hora, ou no dia do aniversário, em vez de à hora certa. Desta maneira os casais começam as suas novas vidas juntos numa altura em que os ponteiros do relógio estão a subir em vez de estarem a baixar.

Antes do casamento

Antes do dia do casamento a noiva chinesa tradicionalmente entra em reclusão com as amigas mais próximas.

Ao contrário dos casamentos ocidentais, um casamento chinês é organizado e pago pela família do noivo. É frequente antes do casamento, a família do noivo transportar presentes de casamento em caixas vermelhas, para a casa da noiva. Um desses cestos ou caixas contém o "uang susu" ou o dinheiro do leite. Outros contêm presentes pessoais para a noiva, para que no dia do casamento todos os seus bens pessoais estejam na casa do noivo. Três dias antes do casamento, as mulheres da família da noiva retribuem o gesto, levando à família do noivo presentes embrulhados em papel vermelho.

Outro ritual importante é o facto de o casal comprar uma nova cama para a sua noite de núpcias, e cobri-la com novos lençóis, que deverão ser vermelhos. Caso o casal já tenha uma cama, não deverão deixar de comprar roupa de cama nova para o dia do casamento. Uma cama nova e uns lençóis novos simbolizam um começo novo, e supostamente trazem boa-sorte ao casal de noivos.

Dia antes do casamento

A noiva e o noivo, na noite anterior ao casamento, realizam uma cerimónia que envolve o pentear e o desentrançar dos cabelos; isto simboliza a entrada na idade adulta. A noiva deverá realizar esta cerimónia de baixo do olhar da lua para desejar descendência. Ambos devem escovar o cabelo quatro vezes, trazendo cada escovadela a boa-sorte. A primeira escovadela simboliza a união do casal desde o início do casamento até ao fim, a segunda escovadela trás harmonia e verdade até ao fim da vida, a terceira escovadela trará filhos e netos, e a quarta trará saúde e um casamento duradouro

O dia da cerimônia

Na manhã do casamento, o noivo é simbolicamente vestido pelos seus pais. O noivo chega à casa da noiva no caminho para o local de casamento. Ele deve levar presentes em dinheiro, embrulhados em tecido vermelho, para oferecer aos amigos da noiva, em retribuição por deixarem a noiva sair para casar. Ao sair de sua casa, a noiva não deve tocar com os pés no chão até chegar ao local da cerimónia; portanto a noiva deverá ser carregada ao colo até ao carro. Se for aberto um guarda-chuva vermelho sobre ela nesta altura, este gesto trará boa-sorte e fertilidade à noiva.

O casal de noivos serve chá a ambos os casais de pais enquanto se ajoelham em sua frente para o fazer – um gesto simbólico para pedir permissão para o casamento. Depois disto o noivo e noiva partem para o local da cerimónia de casamento, juntos.

Cerimônia de casamento chinesa

A cerimónia de casamento é usualmente presenciada só pelos casais de linha directa das famílias. Em contraste com as preparações de casamento ocidentais super elaboradas, a cerimónia de casamento chinesa é muito simples. A noiva e o noivo são conduzidos ao altar da família, onde prestam homenagem ao Céu e Terra, aos familiares passados e ao deus Tsao-Chün. É servido chá com duas sementes de lótus aos pais do noivo. De seguida a noiva e o noivo fazem uma vénia um ao outro. Isto completa a cerimónia de casamento chinesa, excepto em algumas religiões onde ambos bebem vinho pelo mesmo copo, e comem açúcar moldado em forma de um galo.

Depois da cerimônia

Tradicionalmente depois da cerimónia, os recém-casados, segurando a taça em ambas as mãos e ajoelhados, servem o chá primeiro aos pais do noivo, seguindo-se os familiares mais velhos até aos mais novos. A regra geral é ter a mulher do lado esquerdo e o homem do lado direito. As pessoas servidas sentam-se em cadeiras, enquanto os noivos se ajoelham. Em retorno, os recém-casados receberão envelopes vermelhos da sorte recheados com jóias ou dinheiro O casal normalmente costuma fazer uma sessão fotográfica profissional antes de atender à recepção do casamento.

Recepção do casamento chinesa

A recepção é considerada a parte mais importante num casamento chinês. Na recepção é proferido um discurso feito por um especialista contratado para a ocasião. O discurso é seguido pelo cortar do bolo de casamento. O tradicional bolo de casamento é gigantesco, feito com muitas camadas. As camadas simbolizam uma escada que o casal subirá até ao sucesso; por isso os casais cortam o bolo de baixo para cima. O cortar do bolo é o único evento da recepção. A noiva e o noivo oferecem um pedaço de bolo reciprocamente, com os braços entrelaçados, tentando não destruir a maquilhagem elaborada da noiva. Um pedaço do bolo é então cortado para ambos os pais dos noivos e para os avós; este pedaço será levado à boca dos seus pais e avós, pela noiva e pelo noivo, que segurarão no pedaço de bolo juntos. Por vezes é feito um brinde de casamento e os convidados são convidados a saudar os noivos e os seus pais. A música da recepção pode passar por um simples teclado musical, até à utilização de uma orquestra. É costume os convidados apertarem as mãos antes de abandonarem a recepção. Um casamento chinês mais elaborado, uma recepção sentada, poderá ter 9 ou 10 pratos diferentes.

As noivas chinesas habitualmente trocam de indumentária três vezes durante a recepção.

Ritual da noite do casamento

Na noite do casamento, o quarto dos noivos deverá ter acesas, velas com dragões e Fénix, para afastar os maus espíritos. Os recém-casados beberão vinho de duas taças atadas com um fio vermelho, com os braços entrelaçados. Este é o voto formal de casamento na cultura chinesa.

Depois do casamento

Na manhã do casamento a noiva deverá preparar o pequeno-almoço do noivo, e nos três dias seguintes ao casamento, os noivos deverão visitar os pais da noiva. O casal de recém-casados deverá levar presentes, e a família da noiva deverá retribuir com outros presentes.

Casamento Indiano

http://www.casamentoecia.com.br

Os casamentos na Índia costumam durar sete dias e são realmente um grande evento. Parece uma cerimônia cansativa para muitos, mas tem um valor imenso para os indianos.

Na Índia as noivas não se casam se branco como no Brasil. A personagem Maya veste uma roupa vermelha rica em detalhes dourados para o grande dia.

Apesar de ser tradicional, a roupa da noiva é ousada. As indianas já se enfeitam normalmente, imagina em um casamento! Na foto você confere os trajes em momentos diversos da cerimônia.

O início do Casamento

O ritual inicia-se com o noivo saindo de casa rumo ao local do casamento. Atrás dele, o vice-noivo (personagem Ravi, irmão do noivo). O vice-noivo e a vice-noiva na cultura indiana representam as sombras do noivo e da noiva, respectivamente, e também passam por um processo de preparação para o casamento. Os indianos acreditam que o vice-noivo dê sorte ao noivo, além de dar apoio a ele durante a cerimônia.

O Cortejo

O noivo segue seu caminho para a casa da noiva acompanhado por um belo cortejo. Homens e mulheres da família dele vão atrás, muito contentes, acenando para as pessoas que estão em volta.

A troca de presentes e o sacerdote indiano

Como todo casamento que se preze, existem os presentes! Na Índia o costume é diferente do Brasil. Há uma troca de presentes entre as famílias do noivo e da noiva. No cortejo, os indianos carregam os mimos que os parentes do noivo darão para a família de Maya.

O sacerdote indiano tem uma grande importância na cerimônia do casamento.

Os Rituais

O casamento é cheio de rituais e esse dos noivos segurando um coco é um deles.

Outro é a lavagem dos pés do noivo pelo pai da noiva para que ele fique tão puro quanto a noiva.

Também existe o ritual dos laços do matrimônio. Na cena que foi ao ar na novela, o sacerdote une os noivos dando um nó no tecido: “Estarão entrelaçados para sempre”, sentencia o sacerdote.

Um comentário:

  1. professora...uma mulher catolica pode se casar com um homem budista sem problemas e usar o vestido de noiva tradicional

    ResponderExcluir